GANHOU DESTAQUE
REPRODUÇÃO/?TV GLOBO
Joana (Alice Carvalho) em cena de Renascer; personagem foi interpretada por Tereza Seiblitz em 1993
Joana é uma personagem que tem dado o que falar desde que apareceu pela primeira vez em Renascer. O papel, que atualmente pertence a Alice Carvalho na novela da Globo, foi de Tereza Seiblitz na primeira versão do folhetim, em 1993. Ela se destacou com sua atuação e conquistou um papel principal na novela que fez em seguida.
Tereza já tinha feito duas outras personagens na teledramaturgia da Globo antes de viver a catadora de caranguejos: foi a Laura de Barriga de Aluguel (1990) e a Jerusa de Pedra sobre Pedra (1992). No entanto, a trama de Benedito Ruy Barbosa representou um momento muito importante da vida e da carreira dela.
"A Joaninha foi uma personagem que me trouxe muitas coisas. Não só oportunidades de cenas maravilhosas, mas a possibilidade de conhecer mais sobre esse bioma tão rico. A primeira vez que eu entrei no manguezal foi por conta da novela, algo que me marcou para sempre", declarou ela em entrevista ao jornal O Globo, em janeiro deste ano.
Após a personagem, Tereza fez participações em séries, até que chegou ao posto de protagonista de uma novela das nove: ela interpretou a cigana Dara em Explode Coração (1995). O papel é, ainda hoje, um dos mais marcantes da carreira da artista.
Nos anos seguintes, Tereza viveu papéis coadjuvantes e conseguiu participações em outras produções de TV, como Malhação (2002), Fina Estampa (2011) e Milagres de Jesus (2015). A atriz também trabalhou em peças de teatro e cursou a faculdade de Letras.
Ela aparecerá na TV neste ano em Justiça 2, que estreia em abril no Globoplay. "Foi maravilhoso voltar a fazer televisão. Eu interpreto a mãe da Nanda Costa. Nós nos demos muito bem no set. Convivi um pouco com a Paolla Oliveira também, o que foi incrível. Eu adoro estar no set. Acho que é um projeto que ficou com muita qualidade. Estou ansiosa para assistir", declarou.
divulgação/tv globo
Tereza Seiblitz e Osmar Prado em Renascer
Na versão original da novela, Joana ficou viúva --Tião Galinha (Osmar Prado) tirou a própria vida após ser preso injustamente. Desolada, ela decidiu voltar para o manguezal com os dois filhos.
Mas a personagem terminou a novela com um novo amor. Lívio (Jackson Costa), que na edição de 1993 era padre, e não pastor, havia se apaixonado por ela e vivido um grande conflito sobre o que fazer com todo o amor que sentia. No desfecho da trama, ele decidiu abandonar a batina e declarar sua paixão por Joana. Os dois se acertaram e ficaram juntos.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.