Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTRELAS DA TV

Quem foi Inácia em Renascer em 1993? Personagem foi dividida entre duas atrizes

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Edvana Carvalho em cena de Renascer como Inácia, com expressão de preocupação

Inácia (Edvana Carvalho) em Renascer; personagem foi de Solange Couto e Chica Xavier em 1993

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 26/3/2024 - 18h00

Inácia (Edvana Carvalho) tem se destacado muito em Renascer, e a atriz Edvana Carvalho colhe os frutos do reconhecimento de seu trabalho. Na primeira versão da novela, a personagem foi dividida entre duas atrizes: Solange Couto a viveu na primeira fase, e Chica Xavier (1932-2020) assumiu o papel na segunda.

Solange começou a carreira na TV nos anos 1980 e atuou em novelas da Globo e da Manchete antes de sua participação em Renascer. Após fazer a versão jovem de Inácia, ela seguiu carreira na emissora e interpretou papéis marcantes. Até hoje a atriz é reconhecida como a dona Jura de O Clone (2001), por exemplo.

Nas últimas duas décadas, Solange apareceu em novelas da Globo e da Record e em séries de humor do Multishow e do Globoplay, como Da Cor do Pecado (2004), Balacobaco (2012), Os Roni (2020) e Encantado's. No ano passado, ela esteve entre os participantes do The Masked Singer Brasil.

Já Chica Xavier foi incumbida de interpretar Inácia na fase madura da personagem. Chica foi uma consagrada ialorixá, produtora e atriz. Na Globo, atuou e se destacou em novelas como Saramandaia (1976), Sinhá Moça (1986), Dancin' Days (1978), Renascer (1993) e Força de um Desejo (1999), por exemplo. Ela foi casada com Clementino Kelé, também ator. Chica morreu em 2020, vítima de câncer de pulmão.

reprodução/tv globo

Chica Xavier como Inácia em Renascer

Final de Inácia em Renascer

Na primeira versão da novela, Inácia não tinha tantas nuances quanto na atual edição --não era mãe de Ritinha (Isabel Fillardis) nem falava muito sobre sua religião. A personagem seguiu ao lado de José Inocêncio (Antonio Fagundes), cuidando das tarefas de casa e sempre por dentro dos casos da família.

Após a morte de Inocêncio, a funcionária continuou na fazenda para dar apoio e servir a João Pedro (Marcos Palmeira), que assumiu o comando do local. Numa das últimas cenas, ela sentiu a presença do espírito do patriarca, que apareceu para dar apoio transcendental ao filho.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.