MAINHA?
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Adriana Esteves e Theresa Fonseca como Mariana na versão original e no remake de Renascer
Alguns telespectadores estavam curiosos para ver Theresa Fonseca assumir um dos papéis mais "amaldiçoados" da teledramaturgia brasileira. Mariana quase acabou com a carreira de Adriana Esteves em 1993, mas ganhou novos contornos no remake de Renascer --e, em boa parte, por mudanças na maneira como o telespectador se relaciona com a novela.
Durante décadas, os folhetins tinham um certo verniz de "realidade" que propiciava uma confusão entre ator e personagem. O espectador não tinha uma proximidade tão grande com o artista, que muitas vezes escolhia se expunha ou não a sua intimidade em alguma revista ou programa de televisão.
As redes sociais ajudaram bastante no processo de separação entre "criador" e "criatura", dando a ilusão de cumplicidade entre quem está do lado de fora e do lado de dentro da tela. O próprio conceito de intimidade se tornou bastante flexível, já que famosos e anônimos compartilham até os momentos mais fugazes --como o prato do almoço-- com pessoas que sequer conhecem.
Hoje, o público brasileiro também já criou uma espécie de "gramática" em relação aos produtos dramatúrgicos. Uma atriz que apanha na rua por causa de uma vilã de novela soa tão distante da atualidade quanto as pessoas que correram do trem projetado pelos irmãos Lumiére em 1895, na primeira sessão de cinema do mundo.
Do ponto de vista narrativo, Mariana continua a causar uma série de desconfortos em quem assiste a Renascer. Os capítulos iniciais da segunda fase dão indícios de que a personagem novamente vai ser rejeitada, mas essa repulsa não vai ser automaticamente reproduzida à Theresa.
Em 1993, o telespectador criou uma ojeriza a Mariana que também foi repassada a Adriana Esteves. O processo foi tão traumático que a atriz chegou a se afastar por dois anos da televisão, enfrentando uma depressão.
A diferença é visível ao se acompanhar o remake de Renascer no X (antigo Twitter). Os comentários negativos sobre a neta de Belarmino (Antonio Calloni) se juntam a elogios à Theresa por transmitir essa sensação de desconforto.
"Theresa Fonseca é muito talentosa. Sempre que Mariana aparece, meu ranço aumenta. E olha que estamos na primeira semana da segunda fase", escreveu Helmer Massau. "Theresa surreal a cada cena, escolheram de mão cheia a atriz perfeita para Mariana", acrescentou Marrie na mesma plataforma.
"Definição de gente sonsa: Mariana. Inclusive, palmas para Theresa que já conseguiu o ranço do público para personagem. Sinal que está muito boa", completou Ayron.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.