IRMÃ GÊMEA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Brisa (Lucy Alves) em cena de Travessia; desfecho da personagem terá revelação sobre DNA
A confusão sobre a maternidade de Tonho (Vicente Alvite), o parente de sangue perdido e uma gravidez: Brisa (Lucy Alves) terá de dar conta de tudo isso nos últimos capítulos de Travessia. A partir desta segunda (1º), a protagonista sairá do marasmo e verá sua vida virar de ponta-cabeça. Bia (Clara Buarque) será a principal responsável por isso.
A bióloga desvendará o mistério sobre o DNA da maranhense: ela descobrirá que a mãe de Brisa estava grávida de gêmeas, mas a irmã morreu e a personagem de Lucy Alves acabou "roubando" o DNA da outra bebê na novela das nove da Globo. A irmã seria a parente mencionada pela cigana.
Mas a verdade virá à tona por acaso. A ex-noiva de Ari (Chay Suede) fará uma visita a Dante (Marcos Caruso) para comemorar o aniversário dele e começará a despejar seus problemas em Sara (Isabelle Nassar). A loira questionará a jovem sobre seus problemas com Tonho, pois o clima estará, no mínimo, tenso. Dante terá saído para comprar ingredientes para um doce e largado as três mulheres sozinhas, bem depois de todo o caos com Oto (Romulo Estrela).
Aliviada com o quebra-gelo, Brisa começará a narrar toda a sua história. Ela contará desde seu problema mais recente --o fato de não conseguir provar a maternidade-- até seus primeiros dias de vida, quando se viu sozinha numa canoa após a mãe morrer no parto. "Aí, o pessoal do barco pegou e me entregou para as freiras em Mandacaru. Me criei lá e nunca apareceu ninguém me reclamando", revelará ela
Curiosa, Sara perguntará se a dançarina chegou a procurar informações sobre a sua origem. "Ninguém sabia de nada, não! Nem que barco era... Uma cigana (interpretada por Sura Berditchevsky) que leu minha mão, assim, de brincadeira... Falou que eu não era sozinha, não, que tinha um parente de sangue muito perto de mim! Que eu sempre tinha convivido com ele sem saber", relatará a maranhense.
Ela ainda afirmará que esteve com vários videntes desde então, e todos confirmaram o que a cigana havia dito. "Falaram que eu tinha esse parente que estava perto de mim, e quando chegasse ia clarear tudo na minha vida. Ia me devolver o Tonho", contará.
A amiga de Débora (Grazi Massafera) vai supor se tratar de alguém morto, "um anjo da guarda". Mas a maranhense afirmará que não quer mais saber das adivinhações da cigana. "Da última vez então... Ela não falou coisa com coisa", justificará ela.
A assistente de salão de beleza, então, se lembrará da fala da mulher naquela ocasião: "Preste bem atenção: existem coisas que a gente pode mudar e coisas que não pode. Se estava no destino da pessoa nascer e ela não nasceu... De algum jeito ela mostra presença no mundo", disse a cigana. Brisa replicará as palavras durante a conversa com Sara.
Será aí que a ficha de Bia vai cair. "Como é que ela falou? Que o destino da pessoa era nascer e ela não nasceu?", questionará ela. Diante da confirmação da maranhense, Bia dividirá suas suspeitas: "Você pode mesmo ter um parente de sangue. Um parente de sangue dentro de você. E isso explica tudo, até o DNA".
A bióloga, então, começará a discorrer sobre o quimerismo. Trata-se de uma condição que ocorre quando dois embriões, que se tornariam gêmeos, se unem num só indivíduo. Com isso, o DNA do "morto" fica em um ou mais órgãos da pessoa que sobreviveu. Ou seja, Brisa tem dois códigos genéticos, e o que foi transmitido a Tonho não é o mesmo que foi colhido no exame.
A revelação fará Brisa tremer de felicidade. Ela recorrerá às suas advogadas e entrará com uma nova ação pelo reconhecimento da maternidade de Tonho. Nesse meio-tempo, ela ainda descobrirá que será mãe de mais uma criança no folhetim de Gloria Perez. A protagonista estará grávida de Oto e se deleitará com a novidade.
"Ele está vindo! Nosso filho está vindo!", anunciará Brisa ao amado. O personagem de Romulo Estrela ficará todo feliz, e eles passarão dias imersos em alegria. Mas o tempo fechará para a dançarina mais uma vez. Dias depois, Juliana (Tabata Contri) e Flora (Thaissa Szapiro) anunciarão que o juiz não terá aceitado o argumento do quimerismo.
"Quer mais informações... Não acha que seja possível, diz que não pode reabrir um caso com base em especulação, em qualquer hipótese fantasiosa que uma parte levante", explicará Flora. "Quer uma fundamentação científica para isso, de ser possível dois fetos se fundirem e a pessoa ficar com mais de um DNA", complementará Juliana.
A personagem de Lucy Alves e suas advogadas voltarão à Justiça, exigindo uma reconsideração por parte do juiz. "O senhor diz que eu não consegui lhe dar provas de que Tonho nasceu de mim", começará ela. O juiz tentará interrompê-la, argumentando de que a única prova possível seria o teste de DNA, mas ela voltará a sua linha de raciocínio: "Só que o senhor também não conseguiu nenhuma prova contrária a mim. Ninguém lhe dizendo que Tonho não é o menino que saiu de dentro da minha barriga".
Convencido, o homem sugerirá uma resolução: "Vamos fazer uma coisa... Você vai me avisar do seu parto e eu vou mandar um especialista acompanhar o nascimento dessa sua criança", prometerá ele. A ideia será que uma amostra de DNA seja colhida assim que o bebê nascer, com a prova de que aquela criança é realmente filha da maranhense.
Assim será feito. A protagonista dará à luz, e os médicos colherão uma amostra da mãe e da bebê. Quando o resultado sair, Brisa comemorará: "Negativo! Deu negativo! Obrigada, São Benedito, obrigada meu Deus!", agradecerá ela. Assim, ela conseguirá comprovar o quimerismo e reconquistar os direitos como mãe de Tonho.
Travessia terminará no próximo dia 5 e dará lugar à novela Terra e Paixão, trama escrita por Walcyr Carrasco. O novo folhetim rural do horário nobre conta com Barbara Reis como protagonista.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Travessia e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5
Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.