Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENTENDA O CASO

Brisa é mãe de Tonho em Travessia: Geneticista explica o que é quimerismo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Vicente Alviteestá no colo de Lucy Alves em cena da novela Travessia, na pele dos personagens Tonho e Brisa

Tonho (Vicente Alvite) está no colo da mãe, Brisa (Lucy Alves), em cena da novela Travessia

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 23/3/2023 - 15h00

Muitos telespectadores estão se perguntando: afinal, Brisa (Lucy Alves) é ou não mãe de Tonho (Vicente Alvite) em Travessia? A resposta é sim. A novela das nove da Globo mergulha agora em um tema pouco conhecido. Trata-se do quimerismo, um distúrbio genético raro. 

"A pessoa quimera tem dois materiais genéticos diferentes nas células. Esse é um fator que pode acontecer durante o transplante de células tronco, porém também é possível nascer com a formação", explica o geneticista Alexandre Lucidi, que integra a equipe de neurologistas do hospital Copa D'or, no Rio de Janeiro.

O Notícias da TV adianta o que acontece com Brisa e que a autora Gloria Perez só vai detalhar no folhetim mais para frente. A maranhense vai enfrentar seu pior pesadelo no último mês da trama porque os dois exames de DNA que ela fez atestam que não é mãe de um filho que gerou, gestou e deu à luz. 

É realmente uma história complicada e que precisa ser tratada com cautela para não criar dúvidas em torno dos testes de DNA. O público verá que a personagem interpretada por Lucy Alves tem uma formação genética que até muitos profissionais de saúde desconhecem.

"Na teoria, acontece quando no útero há dois embriões fecundados que geram dois zigotos --mesma formação de gêmeos. No entanto, os embriões se fundem, originando apenas um bebê que possui dois materiais genéticos diferentes. No caso da novela, ao analisar o DNA de Brisa, não há compatibilidade 100% com seu filho, que recebeu apenas uma parte do material da personagem", esclarece Lucidi.

Veja detalhes da condição genética

De acordo com o especialista, existem três tipos de quimerismo: o microquimerismo, o quimerismo de fusão e o quimerismo de gêmeos. Ele também explica que existem sintomas, como olhos de cores diferentes, tons de pele diferentes, aumento da escuridão da pele ou aumento da luminosidade da pele em pequenas manchas ou em áreas maiores do corpo.

Manchas de cabelo colorido ou com textura diferente e até distúrbio do desenvolvimento sexual, com genitais que têm partes masculinas e femininas (intersexo), estão entre as características que podem ser apresentadas por uma pessoa quimera. 

Americana teve de provar que era mãe

O quimerismo de Brisa é semelhante a uma história que foi abordada pelo Jornalismo da Globo em 2017, quando o Fantástico exibiu uma reportagem sobre uma americana que tinha uma irmã gêmea que só existia dentro dela. A mulher é um dos raríssimos casos de quimera, um desafio à ciência e à lógica do DNA.

Essa mulher teve de provar que era mãe dos filhos dela. À época, uma das fontes ouvidas pelo programa afirmava que existiam apenas 30 casos conhecidos de quimerismo no mundo. 

O desenvolvimento do problema de Brisa segue traços que o telespectador já viu no trabalho de Gloria Perez, que colocou em pauta para todo o Brasil a gestação de um filho na barriga de outra pessoa em Barriga de Aluguel (1990), quando boa parte da população nem sabia que isso era possível.

Travessia terminará em 5 de maio e dará lugar à apresentação de Terra e Paixão, trama escrita por Walcyr Carrasco. A próxima novela das nove da Globo conta com Barbara Reis, Cauã Reymond e Johnny Massaro nos papéis principais. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Listen to "#140 - Bomba: Chiara está grávida em Travessia!" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Travessia e outras novelas:


Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.