Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ABUSADOR

Quem é Dirceu em Terra e Paixão? Irmão de Irene apavora Petra, Graça e até Rosa

Paulo Barros/TV GLOBO

Petra (Debora Ozório) e Dirceu (Eriberto Leão) em foto de divulgação de Terra e Paixão

Petra (Debora Ozório) e Dirceu (Eriberto Leão) em Terra e Paixão; moça foi abusada pelo tio

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 14/12/2023 - 21h20

Irmão de Irene (Gloria Pires), Dirceu (Eriberto Leão) chegará a Nova Primavera para causar terror e acabar com um mistério em Terra e Paixão. Foi o empresário quem abusou de Petra (Debora Ozório) na infância --e ele ainda tentará fazer novas vítimas. O nojento assediará Graça (Agatha Moreira) e se aproximará de Rosa (Maria Carolina Basilio) na novela das nove da Globo.

No capítulo desta quinta-feira (14), o pedófilo ligará para a irmã e avisará que fará uma visita. Na mesma noite, a agrônoma finalmente se lembrará do rosto do homem que a molestou durante um pesadelo.

Assim que colocar os pés na mansão dos La Selva, o crápula entrará de fininho no quarto da sobrinha e babará de desejo ao vê-la dormir. "Que mulher linda você se tornou, Petra", soltará. Ele tentará passar a mão na jovem, mas ouvirá um barulho e achará melhor sair dali antes de ser flagrado.

Na manhã seguinte, Irene comentará durante o café que o irmão estará descansando no quarto de visitas. "Que estranho, eu lembro muito pouco desse tio", comentará a mulher de Luigi (Rainer Cadete).

"Nas últimas vezes que o Dirceu veio pra Nova Primavera, você era pequena. Mas ele te adorava. Vivia passeando pra cima e pra baixo pelas fazendas com você", lembrará a vilã.

Irene ainda levará o parente para dar uma volta na cidade, e o criminoso se animará ao espiar Graça na boutique. "Já vi que você não está se lembrando de mim. Realmente, faz muito anos que eu não apareço nesta cidade. Mas jamais esqueci da Gracinha", afirmará o nojento.

"Você é amigo do meu pai?", indagará a loira. "Não, não. Que pena que você não se lembra de mim. Eu sou o Dirceu, o irmão da Irene", explicará o empresário.

A fisionomia da patricinha mudará na hora, e ela mal conseguirá disfarçar o incômodo. O abusador não perderá tempo e tentará agarrar a mulher. "Precisava dizer o quanto você está linda. Linda como quando era uma menina... Você gostaria de sair comigo?", convidará.

"Não gostaria. Larga o meu braço, por favor", exigirá Graça. "Que é isso? Pra que ficar assim tão arredia? Agora você não é mais uma criança...", soltará o cínico. Dirceu só recuará com a chegada de Jonatas (Paulo Lessa).

"Tira a mão da minha namorada, agora!", berrará o rapaz. "Que é isso, amigo? Eu estava só brincando. Eu sou irmão da Irene, tio da Petra. Conheci a sua namorada quando ainda era uma menina. Sempre fui como um tio pra ela, não é, Gracinha?", ironizará o pedófilo.

Petra enfrenta Dirceu

Mais tarde, a personagem de Debora Ozório ficará frente a frente com o tio e acabará paralisada de pavor. "Você? Você, aqui?", balbuciará. Ela se desvencilhará do abraço do tio e sairá correndo.

A caçula dos La Selva tentará controlar um surto e desabafará com Luigi. "Eu ainda não tenho certeza, mas o Dirceu, o irmão da minha mãe que tá lá embaixo... Ele... Eu acho que foi ele quem abusou de mim quando era menina", contará ela.

O italiano se chocará com a acusação grave, e Petra explicará que conseguiu lembrar do abuso na terapia. "Eu tava tomando banho num rio, quando um homem se aproximou de mim... Eu me lembrei da situação, mas não do rosto dele. Só que, na noite passada, eu tive um sonho e vi o rosto desse homem. No sonho as imagens eram meio distorcidas, mas o rosto era o dele, era o rosto do meu tio! O problema é que eu não consigo falar com certeza que foi ele quem abusou de mim", detalhará ela.

No capítulo de segunda (18), a garota relatará suas suspeitas para Marta (Kika Kalache). A terapeuta orientará a paciente a descobrir se foi mesmo Dirceu quem a molestou na infância.

Petra e Graça formarão uma aliança com Marino (Leandro Lima) para prender o estuprador. A agrônoma ainda perceberá o interesse do pedófilo em Rosa e alertará Flor (Leticia Laranja) sobre o perigo.

Dirceu é preso

O delegado planejará uma maneira de atrair o vilão para uma armadilha e fazê-lo confessar seus crimes. Em cenas previstas para irem ao ar no próximo dia 21, a irmã de Caio (Cauã Reymond) convidará o abusador para um passeio no rio. Ela usará uma escuta eletrônica e instigará o tio a falar sobre o passado.

"Você adorava quando a gente se abraçava debaixo d'água... E depois, a gente... Você sabe. Confessa que você está louca de saudade de mim e dos meus abraços. Vem, Petra... Vem matar a saudade do seu tio... Eu também não aguento mais de saudade de você... Essa saudade que está me torturando desde que eu cheguei na cidade", avançará o nojento.

A moça tentará fugir do parente e chorará ao reviver seu trauma: "Agora eu sei que você abusou de mim quando eu era criança, e deve ter feito o mesmo com outras meninas". "Eu fazia, sim! E continuo fazendo! Porque elas adoram! Mas você, Petra, você sempre foi a minha predileta!", confessará o criminoso, sem saber que está sendo monitorado.

Marino impedirá que o vilão abuse da sobrinha e levará o pedófilo preso. Antônio já estará esperando o cunhado quando ele chegar à delegacia e prometerá acabar com a raça do estuprador. Irene também fará questão de confrontá-lo e ameaçará tirar a vida do irmão.

Petra enfrentará seu carrasco com coragem. "Você estragou a minha infância, roubou a minha inocência e a minha alegria, mas não conseguiu destruir a minha vida! A partir de agora, eu vou trabalhar, com todas as minhas forças, para que outras mulheres possam gritar para o mundo e denunciar outros monstros iguais a você", discursará.

Escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, Terra e Paixão é ambientada na fictícia cidade de Nova Primavera, em Mato Grosso do Sul. A trama ficará no ar até janeiro, quando será substituída pelo remake de Renascer (1993).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:


Resumos Semanais

Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1

Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.