Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

DIRCEU

Quem abusou de Petra na novela Terra e Paixão? Fim do mistério traz trauma à tona

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Debora Ozório com expressão de choro em cena de Terra e Paixão

Petra (Debora Ozório) em cena de Terra e Paixão; agrônoma se lembrará do abuso de tio

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 13/12/2023 - 21h20

Petra (Debora Ozório) finalmente se lembrará do rosto do homem que a estuprou na infância em Terra e Paixão --e o crápula estará mais perto do que ela imagina. O abusador é Dirceu (Eriberto Leão), irmão de Irene (Gloria Pires) que voltará a Nova Primavera e mexerá com os traumas da agrônoma na novela das nove da Globo.

O pedófilo dará as caras pela primeira vez no capítulo desta quinta-feira (14). O empresário avisará a mulher de Antônio (Tony Ramos) que fará uma visita para a família.

Coincidentemente ou não, Petra terá um pesadelo logo após a chegada do tio. Ela sofrerá com as memórias do abuso e conseguirá distinguir o rosto do homem que a molestou. O público, então, descobrirá que Dirceu foi o responsável pelo crime.

Sem escrúpulos, o nojento ainda invadirá o quarto da mocinha e a observará dormir. "Que mulher linda você se tornou, Petra", sussurrará, tentando passar a mão na vítima. Ele sairá do cômodo sem ser visto e dará indícios de que perturbará a sobrinha durante sua visita.

No dia seguinte, durante o café da manhã, Irene comentará que o irmão chegou na mansão de madrugada. "Que estranho, eu lembro muito pouco desse tio", soltará a mulher de Luigi (Rainer Cadete).

"Nas últimas vezes que o Dirceu veio pra Nova Primavera, você era pequena. Mas ele te adorava. Vivia passeando pra cima e pra baixo pelas fazendas com você", contará a madame, sem nem imaginar o perigo que a filha corria.

Mais tarde, Petra congelará ao ver o parente frente a frente. "Você? Você, aqui?", se apavorará. Ela se desvencilhará do abraço do tio, pressentirá um surto e sairá correndo.

A garota só contará suas suspeitas a Luigi. "Che succede? Petra, sta me deixando preoccupato", afirmará o italiano. "Eu ainda não tenho certeza, mas o Dirceu, o irmão da minha mãe que tá lá embaixo... Ele... Eu acho que foi ele quem abusou de mim quando era menina", desabafará a jovem.

O trambiqueiro ficará chocado e dirá se tratar de uma acusação grave. "Eu sei, e esse é o problema. Eu não tenho certeza se é ele mesmo. Já faz um tempo, numa sessão de terapia, eu consegui lembrar de uma situação em que o abuso aconteceu", explicará ela.

Eu tava tomando banho num rio, quando um homem se aproximou de mim... Eu me lembrei da situação, mas não do rosto dele. Só que, na noite passada, eu tive um sonho e vi o rosto desse homem. No sonho as imagens eram meio distorcidas, mas o rosto era o dele, era o rosto do meu tio! O problema é que eu não consigo falar com certeza que foi ele quem abusou de mim.

O que acontece com Petra?

No capítulo de segunda (18), a agrônoma contará tudo para Marta (Kika Kalache). A terapeuta orientará a paciente a descobrir se foi mesmo Dirceu quem a molestou na infância.

Petra unirá forças com Graça (Agatha Moreira), que confessará que o empresário também tentava agarrá-la quando criança. A caçula dos La Selva ainda perceberá o interesse do pedófilo em Rosa (Maria Carolina Basilio) e fará de tudo para evitar que o tio aborde mais uma possível vítima.

A mocinha alertará Flor (Leticia Laranja) sobre o perigo. A ex-prostituta e Anely (Tatá Werneck) se juntarão à força-tarefa para desmascarar o pedófilo. Será então que Marino (Leandro Lima) decidirá investigar Dirceu.

O delegado combinará com Petra, Anely, Graça, Flor e Luigi uma maneira de atrair o vilão para uma armadilha e fazê-lo confessar seus crimes.

Petra se vinga de Dirceu

Em cenas previstas para irem ao ar no próximo dia 21, a irmã de Caio (Cauã Reymond) convidará o abusador para um passeio no rio. Ela usará uma escuta eletrônica e instigará o tio a falar sobre o passado.

"Você adorava quando a gente se abraçava debaixo d'água... E depois, a gente... Você sabe. Confessa que você está louca de saudade de mim e dos meus abraços. Vem, Petra... Vem matar a saudade do seu tio... Eu também não aguento mais de saudade de você... Essa saudade que está me torturando desde que eu cheguei na cidade", dirá o crápula, agarrando a garota.

Petra não aguentará e cairá no choro. "Por muito tempo eu não conseguia me lembrar do que você fazia comigo, era como se a minha memória tivesse sido apagada... Mas agora eu sei que você abusou de mim quando eu era criança, e deve ter feito o mesmo com outras meninas!", acusará a vítima.

Sem saber que está sendo monitorado, Dirceu confessará tudo: "Eu fazia, sim! E continuo fazendo! Porque elas adoram! Mas você, Petra, você sempre foi a minha predileta!".

A mocinha começará a gritar por Marino, e o abusador finalmente perceberá que caiu numa armadilha. "Ah, sua maldita, eu vou te matar, vou acabar com você! Agora você vai morrer!", ameaçará ele, tentando afogar a sobrinha.

O policial impedirá a atrocidade e levará o pedófilo preso. Antônio já estará esperando o cunhado quando ele chegar à delegacia e prometerá acabar com a raça do estuprador. Irene também fará questão de confrontá-lo e ameaçará tirar a vida do irmão.

O que acontece com Dirceu?

Petra enfrentará seu carrasco com coragem. "É impressionante o seu cinismo! Você arruinou quase tudo na minha vida, Dirceu! O que você fez quebrou alguma coisa dentro de mim. Eu me tornei uma pessoa cheia de problemas, uma mulher insegura e dependente de remédios para continuar viva! Será que você nunca pensou que a sua perversidade transformou tantas meninas e mulheres em pessoas traumatizadas, apagadas e infelizes?"

"Ih, lá vem com essa conversinha de trauma. Eu nunca fiz nada que você e as outras garotas não quisessem. Por que você e todas as outras nunca gritaram por socorro, hein? Por quê? Porque gostavam, porque queriam", debochará o crápula.

Você estragou a minha infância, roubou a minha inocência e a minha alegria, mas não conseguiu destruir a minha vida! A partir de agora, eu vou trabalhar, com todas as minhas forças, para que outras mulheres possam gritar para o mundo e denunciar outros monstros iguais a você.

"A minha vingança é que está preso, acabado, arruinado. Enquanto eu estou aqui decidida a me recuperar e ser feliz nessa vida", disparará a agrônoma.

Escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, Terra e Paixão é ambientada na fictícia cidade de Nova Primavera, em Mato Grosso do Sul. A trama ficará no ar até janeiro, quando será substituída pelo remake de Renascer (1993).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:


Resumos Semanais

Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1

Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.