DESABAFO DOLOROSO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Petra (Debora Ozório) em cena de Terra e Paixão; ela abrirá o coração sobre trauma que carrega
Depois de armar um plano maluco para prender Dirceu (Eriberto Leão) e quase morrer afogada, Petra (Debora Ozório) ainda terá coragem de encontrá-lo na cadeia em Terra e Paixão. A agrônoma usará a oportunidade para pôr para fora tudo o que sente em relação ao abuso, apesar de o crápula zombar dos sentimentos dela na novela das nove da Globo.
O criminoso, que dará às caras no capítulo desta quinta (14) no folhetim, acabará na cadeia devido também ao seu cinismo. Nojento, ele correrá atrás de Petra assim que ela convidá-lo para um passei na cachoeira --a mesma onde ele abusou dela quando criança.
Mal saberá o pedófilo que se tratará de um plano da mocinha, que finalmente conseguirá falar do abuso para outras pessoas. O delegado Marino (Leandro Lima) a ajudará no flagrante.
A essa altura, a jovem já terá descoberto que o tio também tentou abusar de Graça (Agatha Moreira), bem como já estava de olho em Rosa (Maria Carolina Basilio). Serão essas informações que lhe darão ainda mais coragem para prosseguir com o plano, mesmo que ele não seja fácil.
A caçula dos La Selva terá de reviver os próprios traumas enquanto o tio tentará avançar nela na cachoeira. Sua única proteção será a escuta colocada pelo delegado. Em determinado momento, a vítima mencionará o que o parente fazia com ela quando criança. Ele admitirá o crime, e a polícia terá a prova que precisava.
Mas, antes que os agentes cheguem ao local para resgatar a garota, o personagem de Eriberto Leão notará a escuta. Ele pulará na mocinha e quase a matará afogada, mas Marino conseguirá salvá-la na hora H.
Ainda assim, Petra irá até a cadeia no dia seguinte. Ela se sentará na frente do irmão de Irene (Gloria Pires) e contará tudo o que sofreu sob sua perspectiva, na esperança de ver algum arrependimento nos olhos dele. Mas o homem apenas debochará do desabafo, dizendo para que ela pare de se fazer de vítima.
A agrônoma ficará furiosa: "É impressionante o seu cinismo! Você arruinou quase tudo na minha vida, Dirceu! O que você fez quebrou alguma coisa dentro de mim. Eu me tornei uma pessoa cheia de problemas, uma mulher insegura e dependente de remédios para continuar viva! Será que você nunca pensou que a sua perversidade transformou tantas meninas e mulheres em pessoas traumatizadas, apagadas e infelizes?".
Ele seguirá sem dar a mínima ao sofrimento da moça. "Ih, lá vem com essa conversinha de trauma. Eu nunca fiz nada que você e as outras garotas não quisessem. Por que você e todas as outras nunca gritaram por socorro, hein? Por quê? Porque gostavam, porque queriam", dirá o crápula. Petra ignorará o comentário e seguirá o desabafo:
Mas fica sabendo. Você estragou a minha infância, roubou a minha inocência e a minha alegria, mas não conseguiu destruir a minha vida! A partir de agora, eu vou trabalhar, com todas as minhas forças, para que outras mulheres possam gritar para o mundo e denunciar outros monstros iguais a você.
Ele a observará com desdém. "A minha vingança é que está preso, acabado, arruinado. Enquanto eu estou aqui decidida a me recuperar e ser feliz nessa vida", arrematará ela, desejando que o tio termine a vida sozinho e atormentado.
Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes. A história é ambientada na fictícia cidade de Nova Primavera, em Mato Grosso do Sul. A trama ficará no ar até 19 de janeiro do ano que vem e será substituída pelo remake de Renascer (1993).
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1
Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.