Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

MENTIRA DE ODETE

Qual o segredo de Heleninha em Vale Tudo? Pintora se culpa por morte do irmão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Paolla Oliveira com expressão séria em cena da novela Vale Tudo

Heleninha (Paolla Oliveira) no remake de Vale Tudo; pintora foi vítima de armação em 1988

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 1/4/2025 - 21h20

Heleninha Roitman (Paolla Oliveira) enfrenta uma intensa luta contra o alcoolismo em Vale Tudo. A artista plástica recorre ao vício como uma forma de lidar com os traumas do passado, já que acredita ter sido responsável pela morte do irmão. Se o remake seguir a primeira versão à risca, será revelado no final que tudo foi uma farsa de Odete (Debora Bloch) --a verdadeira culpada pela tragédia familiar.

Assim como na obra de 1988, Heleninha volta para casa de Celina (Malu Galli) após um período numa clínica de reabilitação. Aos poucos, o público descobre que ela causou um acidente quando dirigia bêbada com o irmão no carro.

Ela também perdeu a guarda do filho, Tiago (Pedro Waddington), por ter incendiado a casa acidentalmente e colocado a vida da criança em risco. Por isso, Marco Aurélio (Alexandre Nero) faz questão de afastar o herdeiro da ex.

Na primeira versão do folhetim, porém, toda a verdade veio à tona no capítulo 192. Odete Roitman (Beatriz Segall) fez a filha acreditar que era a culpada pelas tragédias para se livrar dos crimes.

O que aconteceu com Heleninha?

Antiga empregada da família, Ruth (Zilka Salaberry) foi localizada por Raquel (Regina Duarte) na reta final para esclarecer a situação do passado. A protagonista levou a mulher até a TCA para confrontar os Roitman.

Ruth recordou o dia em que Heleninha (Renata Sorrah) teve uma briga com Marco Aurélio (Reginaldo Faria) na casa de Angra dos Reis (RJ). "O doutor Marco Aurélio saiu dirigindo muito aborrecido. Aí a dona Heleninha cismou de ir atrás dele. Ela encasquetou na cabeça dela que ele tinha ido se encontrar com alguma mulher. Eu achei que a dona Heleninha não estava em condições de dirigir até Portogalo", contou ela.

Afonso (Cassio Gabus Mendes) explicou que a família tinha dois apartamentos no local, e o irmão mais velho, Leonardo, estava ocupando um deles. Ruth continuou narrando que foi de carro com Heleninha até o apartamento em que estava o outro herdeiro de Odete.

"Ela cismou de entrar no outro apartamento dizendo que o Marco Aurélio estava lá com alguma mulher. Eu fiquei com muito medo de um escândalo, então eu resolvi bater na porta do Leonardo e pedir para ele ir com a gente. Quando abriram a porta do apartamento, quem estava lá era a dona Odete com um amante. Um rapazinho, justamente um amigo do filho dela", revelou.

A empregada afirmou que Leonardo começou um escândalo e queria voltar para Angra para contar tudo ao pai. "A dona Heleninha não entendia nada, ela não sabia o que estava dizendo. Ela não deixava o Leonardo dirigir, então ele não teve outro jeito senão entregar o volante para a dona Odete e ir para trás do carro segurando a irmã", completou. "Eu? No banco de trás?", se surpreendeu a pintora.

Quem estava dirigindo o carro quando o seu irmão morreu era ela. O desastre foi uma coisa horrível. Eu estava tão perto que ouvi o barulho. Quando eu cheguei lá, o coitado do Leonardo estava muito ferido. Eu fui com a dona Odete para encontrar socorro.

Só que o rapaz não resistiu e morreu antes de ser socorrido. "A dona Odete resolveu parar na casa de Angra. Ela não sabia o que fazer, estava tão nervosa que deixou cair um cigarro aceso junto de uma cortina, começando um incêndio", completou Ruth.

"A dona Heleninha não se lembrava de nada. Quando ela viu o corpo do irmão no chão, ela começou a gritar que tinha matado o irmão. A dona Odete achou melhor durante esses anos todos deixar ela pensando que ela tinha matado o irmão e incendiado a casa", revelou a ex-empregada.

Por ter respondido a um inquérito pelo incêndio, Heleninha perdeu a tutela de Tiago (Fábio Villa Verde) para Marco Aurélio. Já Odete pagou para a empregada ficar calada e ir morar na Argentina.

Bazilio Calazans/TV Globo

Renata Sorrah com cabelos loiros soltos

Renata Sorrah como Heleninha na novela de 1988

Final de Heleninha em Vale Tudo

Após uma armação de Odete e Maria de Fátima (Gloria Pires), Heleninha se casou com Ivan (Antonio Fagundes). Entretanto, o casamento dos dois entrou em crise em pouco tempo por conta das recaídas da pintora.

Ao perceber que o matrimônio tinha sido um erro, Ivan engatou um caso com Raquel (Regina Duarte). Heleninha descobriu a traição e terminou o relacionamento.

No final, ela se envolveu com William (Dennis Carvalho). O homem ajudou a artista plástica a combater o alcoolismo e a levava aos encontros dos Alcoólicos Anônimos (AA).

Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Vale Tudo.

Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake da novela celebra os 60 anos da Globo. A autora Manuela Dias está responsável pela atualização da trama, e Paulo Silvestrini assina a direção artística.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 2 a 12/4

Quarta, 2/4 (Capítulo 3)
César demonstra a Franklin seu interesse por Maria de Fátima por achar que a jovem é rica. Ivan presencia Raquel sendo assaltada. Renato afirma a Heleninha que Marco Aurélio pode repensar a decisão do juiz sobre ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.