AUTORITÁRIA E PRECONCEITUOSA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Debora Bloch em cena de Vale Tudo como Odete Roitman; ela acredita que a personagem continua atual
Debora Bloch está prestes a estrear na reprise de Vale Tudo no papel de uma das maiores vilãs da história da teledramaturgia brasileira: Odete Roitman. A atriz acredita que a personagem continua muito atual e representa as piores características da elite brasileira: o atraso, a arrogância, o preconceito, entre outros problemas.
"A nossa herança colonial e escravagista e revela como o Brasil foi fundado por uma elite que não se importa com o país, apenas com seus próprios interesses e privilégios. Em outras nações, as classes mais altas são mais comprometidas com o bem-estar coletivo. Odete encarna a elite do atraso", disse a atriz, em entrevista ao jornal O Globo.
"Ela reclama que o Brasil é um país subdesenvolvido, mas não percebe que o pensamento dela que é responsável por isso. Trinta e sete anos atrás, já representava um pensamento retrógrado, uma visão de mundo pouco humanista, focada no lucro e na meritocracia. Quando a gente pensou que ia viver a volta de ideias tão conservadoras e autoritárias? Odete, infelizmente, é superatual", destacou.
Debora ainda fez questão de afirmar que não tem nada a ver com Odete Roitman. Ela tem se divertido ao interpretar uma personagem tão terrível, com um visual que considera peculiar.
"Está aí uma personagem totalmente diferente de mim. O texto é muito bom e estudá-lo é um barato, acabo me divertindo com a personagem. Ela tem certa inteligência e um sarcasmo que traz humor. Também não convivo com mulheres como Odete, mas claro que conheço algumas. Costumam ser prepotentes, narcisistas e jogam com o poder e o dinheiro. Sei bem como funcionam", revelou.
"Na parte da caracterização, uso um cabelo engraçadíssimo, parece um capacete. Quando me vejo pronta, tenho acessos de riso. Não tem nada a ver comigo", comentou a atriz.
A atriz ainda falou sobre a importância da televisão aberta no Brasil, que chega em todos os cantos do país e influencia produções de plataformas de streaming.
"Acho que o streaming prometeu mais do que cumpriu. Precisamos de mais diversidade na produção. Percebo que está repetindo a TV aberta, investindo em novela, o que é uma pena. A TV aberta é muito forte na nossa cultura", elogiou Debora.
"Em 2018, fui gravar a série Onde Nascem os Fortes, no sertão do Cariri [na Paraíba]. Não tinha nada ao redor, mas a novela chegava lá, em lugares em que as pessoas não têm acesso a peças teatrais, shows ou filmes. Funciona como um alívio para quem trabalha duro o dia inteiro. É bonito isso", declarou.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 16 a 26/4
Quarta, 16/4 (Capítulo 15)
Raquel e Ivan fazem as pazes. Renato aparta uma briga entre Marco Aurélio e Tiago. Fernanda se aproxima de André. Maria de Fátima não gosta das críticas de Solange às suas postagens de vídeo. Ivan afirma ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.