NOVO DRAMA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
José Augusto (Renan Monteiro) em Renascer: médico esconderá vários segredos do seu pai
José Augusto (Renan Monteiro) surgiu pela primeira vez em Renascer nesta semana, e contará apara João Pedro (Juan Paiva) no capítulo desta quarta (21) que sua mulher o traiu. Mas o médico, na verdade, tem outros tantos segredos. Nos próximos capítulos da novela das nove da Globo, o médico revelará a Bento (Marcello Melo Jr) que, além de ter fracassado no casamento, corre o risco de perder seu registro de médico. E mais: o primogênito de José Inocêncio (Marcos Palmeira) também é infértil.
A infertilidade de Augusto é uma novidade do remake. Na versão de 1993, o personagem --que foi vivido por Marco Ricca-- não lidava com essa questão, mas os outros dramas são todos originais. Com isso, o José Augusto de 2024 se sente ainda mais pressionado por não corresponder às expectativas do pai.
"Por ele ser o mais velho, ele tem uma memória mais afetiva da mãe, ele lembra mais. Quando a mãe morreu, ele já era um pouquinho maior e ficou com a responsabilidade de cuidar dos irmãos. E teve ainda aquela cobrança do pai, de ter que estudar, tem que se formar, ser doutor. Ele levou muito a sério e foi. Ele é médico, tem um consultório em Salvador, mas fica se questionando: "Pra que tudo isso? Eu me formei, sou médico e meu pai não me dá atenção, não me dá carinho". Então, ele começa a novela com esses conflitos à tona", contou Renan Monteiro ao Notícias da TV na época do lançamento do folhetim.
Em 1993, a mulher de Augusto não apareceu na história. Na versão atual, tudo pode mudar, mas não há uma atriz escalada para dar vida à personagem até o momento. Augusto contará a Bento que a mulher o traiu várias vezes enquanto ele trabalhava e que, alertado pelos vizinhos, colocou um detetive para ter provas contra ela.
Após ser pressionada, a mulher o culpou pela traição, alegando estar sozinha demais, e disse que não abriria mão de parte do apartamento e da clínica. Além de ter que dividir metade dos bens com a ex-mulher, ele ainda se verá às voltas com uma investigação pela morte de um paciente que pode lhe render a cassação de seu registro. Em 1993, Augusto sofria tal penalidade por causa da morte de uma criança.
Já a infertilidade foi inserida na história para modernizar a trama. É que na versão original, José Augusto se envolveu com Buba (Gabriela Medeiros) após a morte de Venâncio (Rodrigo Simas) e a "culpa" por não dar netos a José Inocêncio era da personagem, que era intersexo em 1993. Na novela atual, a impossibilidade também será do médico.
"O pai é doido pra ter um neto, e essa é mais uma frustração pra ele, que é de não poder ser pai. Ele esconde isso e também não conta que teve um problema e que está com o registro cassado", disse o ator.
Aos 37 anos, Renan Monteiro não teve muito tempo para se preparar muito. Até dezembro, ele estava no ar em Reis, na Record, e só começou a gravar em janeiro, quando finalizou o trabalho na concorrência. O ator, no entanto, não quis dar uma espiadinha no que Marco Ricca fez há 31 anos.
"Eu sou muito fã dele. Já fiz um filme com o Marquinho, do Cacá Diegues. Mas acho que é uma outra família, né? Agora é uma família preta. É um outro momento, é uma releitura. A Buba, hoje, é uma mulher trans. Então, acho que eu tô mais focado agora nessa releitura do que na outra. Nada contra, eu respeito muito, mas eu tô mais focado nessa e também com uma liberdade de criação, que eu acho que é o mais bacana pro ator também", finalizou.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.