ABSOLUTE NOVELA
REPRODUÇÃO/RECORD
Bahar (Özge Özpirinçci) chora lágrimas de alegria para a Record na novela turca Força de Mulher
De tapa-buraco, Força de Mulher se tornou um verdadeiro fenômeno no horário nobre da Record. A novela turca chegou a quebrar o próprio recorde no Ibope duas vezes em uma semana, justamente quando a Globo enfrenta vários problemas para emplacar Mania de Você, que derrubou os números de Renascer (2024) --que já nem eram tão significativos assim.
O folhetim é talvez um dos melhores exemplos do porquê a dramaturgia da Turquia ganhou espaço até mesmo dentro do Brasil. A história de Bahar (Özge Özpirinçci) carrega nas tintas do melodrama, em que a protagonista sofre praticamente sem parar.
Ela não só acredita que ficou viúva em um acidente, como recentemente ainda descobriu que está gravemente doente. Para piorar a situação, ela precisa de um transplante de medula cujo único doador disponível é a grande vilã da história --a sua meia-irmã, Sirin (Seray Kaya).
Esses clichês que fazem Força de Mulher registrar números significativos no Ibope são evitados a todo custo por Mania de Você. O autor João Emanuel Carneiro é mais afeito às séries, reproduzindo esse estilo mais rápido --e também mais seco-- em sua volta ao horário nobre da Globo.
Mas o roteirista acabou criando um problema para si mesmo, já que o público hoje possui uma oferta muito maior de conteúdo. O telespectador que quiser ver uma série possui um catálogo vasto nos serviços de streaming --como o próprio Globoplay.
Em suma, as produções da Globo deixaram os seus elementos mais folhetinescos para se adaptar a tendências, ignorando que o público fiel da TV quer justamente… a boa e velha novela.
Já Força de Mulher traz elementos que são bem parecidos com um dos últimos sucessos da emissora, Vai na Fé (2023). A protagonista Sol (Sheron Menezzes) comeu o pão que o diabo amassou do primeiro ao último capítulo --com pequenas vitórias que faziam o público ansiar ainda mais pela grande virada da protagonista.
Curiosamente, foi uma dessas "pequenas vitórias" que levou a novela turca a registrar os seus melhores números de audiência até aqui na quarta (2). A vilã Sirin foi desmascarada pelo próprio pai, Enver (Şerif Erol) --revelando a todos que a jovem tinha inventado uma falsa agressão apenas para prejudicar Bahar.
A megera ainda levou um tapa na cara da mãe, Hatice (Bennu Yıldırımlar), que vinha passando a mão sistematicamente na sua cabeça. Ou seja, um momento de catarse para o espectador que está à espera de a protagonista entrar para o rol dos "humilhados que foram exaltados".
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Força de Mulher: Capítulos da semana da novela da Record - 20 a 24/1
Segunda, 20/1 (Capítulo 124)
Peyami reúne sua gang e vai atrás de Arif, mas não encontra o dono da cafeteria. Bahar se desespera sem notícias do rapaz, e todos passam a noite apreensivos. Machucado, Arif é largado de madrugada em ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.