Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FORÇA DE MULHER

Por que novela turca vai tapar o buraco de A Rainha da Pérsia em vez de reprise?

REPRODUÇÃO/RECORD

O ator Carlo Porto como Xerxes à esquerda ao lado de Nathalia Florentino, a Ester, em cena de A Rainha da Pérsia

Xerxes (Carlo Porto) e Ester (Nathalia Florentino) em A Rainha da Pérsia; novela mais curta

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 10/7/2024 - 20h30

A Record vai repetir uma estratégia bem-sucedida para tapar o buraco que A Rainha da Pérsia vai deixar em seu horário nobre. A emissora optou pela novela turca Força de Mulher (2017-2020), inédita na TV aberta, para substituir a história de Ester (Nathalia Florentino). Sem uma nova temporada de Reis, o enlatado é uma solução melhor do que outra reprise.

O retrospecto joga a favor da rede de Edir Macedo, já que alguns episódios de Quando Chama o Coração chegaram a registrar mais audiência do que A Fazenda 15 (2023).

Força de Mulher segue o mesmo modelo "água com açúcar" da série canadense, em que quase não há beijos de tirar o fôlego ou cenas de sexo. As produções da Turquia evitam grandes demonstrações de afeto entre os personagens, diante de uma sociedade que acabou ficando ainda mais conservadora com o governo de Recep Erdoğan.

O produto é perfeito para uma audiência que sistematicamente rejeita as novelas da Globo justamente por alguma abordagem mais progressista. Temas como transexualidade ou casais homoafetivos são considerados imensos tabus na Turquia.

A Netflix, por exemplo, cancelou as filmagens da série turca If Only após censura oficial do governo a um personagem LGBTQIA+.

A Record também acabou ficando sem opções de reprise entre seus folhetins bíblicos. Os Dez Mandamentos (2015) e Gênesis (2021) já foram reexibidos três vezes pela emissora, que chegou até a apostar na malfadada Jezabel (2019) para tapar o buraco de Reis no final do ano passado. O resultado foi uma catástrofe nos números do Ibope.

Entre as contemporâneas, Pecado Mortal (2014) foi tão mal de audiência frente ao BBB 24 que foi amplamente picotada. Outras trazem temas considerados espinhosos (como a transexualidade de Vidas em Jogo, de 2012) ou muito pesados (o nazismo em Vitória, de 2014).


Resumos Semanais

Resumo de A Rainha da Pérsia: Próximos capítulos da novela da Record - 15 a 19/7

Segunda, 15/7 (Capítulo 21)
Dando um fora em Aria, Xerxes é afrontado pela concubina. Em preparação para uma investida fatal, Hamã comemora com os filhos a finalização da forca, destinada a Mordecai. Terça, 16/7 (Capítulo 22)
Tendo sido relembrado da ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.