MARCELO MANSFIELD
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Marcelo Mansfield em cena de Mulheres de Areia (1993); saiba como o ator está atualmente
O ator Marcelo Mansfield fez sua estreia no elenco fixo de uma novela em Mulheres de Areia (1993). Ele interpretou Santiago, funcionário de Virgílio, interpretado por Raul Cortez (1932-2006). Mansfield, que já havia atuado em produções consagradas da Cultura, como X-Tudo (1992-2002) e Rá-Tim-Bum (1990-1994), deixou as novelas, mas nos últimos anos tem feito espetáculos de comédia, séries e filmes.
O artista de 66 anos começou a carreira na década de 1980 e se destacou como o personagem Doutor Barbatana do infantil Rá-Tim-Bum. Em 1992, ele foi apresentador do programa infantil de variedades X-Tudo. Foi nessa época que surgiu o convite para Mulheres de Areia.
"Eu estava produzindo um show chamado A Noite dos Wanderleys, que reunia convidados com as iniciais W ou V: Vanusa, a banda Vexame, a fotógrafa Vania Toledo. Para dirigir o show, eu convidei o Wolf Maya [diretor de Mulheres de Areia], que eu conhecia através da sua sobrinha, Thais de Campos, que já era minha amigona. Como o contrato com a Cultura estava para terminar, veio a calhar o convite. Terminei minhas gravações do X-Tudo numa sexta e, na segunda, já fui de mala e cuia pro Rio de Janeiro, para Mulheres de Areia", conta ele.
Até então, Mansfield havia feito apenas uma participação numa cena como garçom em Rainha da Sucata (1990), portanto não tinha experiência em novelas. Mas ele diz ter gostado da experiência, especialmente da convivência com grandes nomes da teledramaturgia nacional.
"Foi muito trabalhoso para mim fazer novela, porque era uma estética que eu não conhecia, acostumado com comerciais --fiz quase 500-- e com a Cultura. Aprendi fazendo e com a ajuda dos diretores e dos mestres que trabalhavam comigo. Raul Cortez, Susana Vieira... Sempre me aconselhava com o Carlos Zara (1930-2002) e com a Eloísa Mafalda (1924-2018), que sabiam tudo de televisão", elogia.
Após Mulheres de Areia, Mansfield ainda atuou em outras novelas, como Vila Madalena (1999), Desejos de Mulher (2002) e A Lua me Disse (2005). No entanto, ele confessa que prefere se dedicar a produções mais curtas, como séries e filmes.
Não sou grande fã de atuar em novelas, não. Você perde contato com a vida cotidiana porque só vive para aquilo. Mas, ao mesmo tempo, gosto da correria e da adrenalina de gravar feito louco quase um longa-metragem por semana. Mas hoje, principalmente, prefiro projetos mais tranquilos, como as séries.
Mansfield também se destacou como humorista. Ele foi um dos pioneiros do stand-up comedy no Brasil, com seus próprios shows. Na TV, teve destaque no Zorra Total (fez o personagem Seu Banana em 2007) e como narrador e humorista do Agora É Tarde, talk show da Band. Atualmente, no entanto, Mansfield não tem dado prioridade ao stand-up.
"Estou deixando meio de lado. Acho que virou carne de vaca. Toda esquina tem show de stand-up, e não vejo os novos comediantes se preparando para encarar uma carreira no show-business. [Estão] Apenas aproveitando o momento", critica.
Nos últimos anos, o artista atuou em Filhos da Pátria (2019), da Globo, e A Vida Secreta dos Casais (2019), da HBO, por exemplo. Atualmente, Mansfield está dublando um longa em desenho animado, chamado Cordélicos, e também emprestou sua voz para outra animação, chamada A Lasanha Assassina (que também tem Monique Alfradique e Leandro Hassum).
"Em outubro começo a filmar Uma Advogada Brilhante. Esse 2023 tá cheio de coisa boa pra mim, e Mulheres de Areia de Volta é uma delas", conclui ele.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.