Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

TIÃO D'AVILA

Ator de Mulheres Apaixonadas levou rasteira na Globo: 'Era pra ser José Mayer'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Os atores Roberta Gualda e Tião D'Ávila caracterizados como seus personagens em Mulheres Apaixonadas; ela séria e ele sorrindo

Paulinha (Roberta Gualda) e Oswaldo (Tião D'Ávila) em cena de Mulheres Apaixonadas, da Globo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/6/2023 - 6h20

Tião D'Ávila está no ar atualmente na Globo na reprise de Mulheres Apaixonadas (2003). Na novela, ele interpretou Oswaldo, pai da rebelde Paulinha (Roberta Gualda). Essa foi a primeira novela das nove do ator, que alega que sua carreira foi prejudicada no passado por um diretor da Globo. "Era para eu ter sido o que é o José Mayer", disse.

O artista nasceu em Rio Claro, interior de São Paulo, em 1944 e começou a carreira na TV nos anos 1976 --fez sucesso com o personagem Carneirinho na novela Estúpido Cupido (1976), da Globo.

Nos anos seguintes, atuou no cinema e em outras novelas e programas da emissora, como Sem Lenço, Sem Documento (1977), Chico Anysio Show (1987) e Coração de Estudante (2002).

Em Mulheres Apaixonadas, D'Ávila emocionou o público no papel de Oswaldo, o porteiro da escola da trama. O personagem era renegado por Paulinha, que tinha vergonha da origem humilde do pai.

Na época da estreia da novela de Manoel Carlos, D'Ávila deu uma entrevista para o jornal O Globo em que refletiu sobre sua carreira. Ele afirmou que ficou anos na geladeira da emissora após ter se desentendido com um diretor (que já havia morrido e que ele preferiu não revelar o nome).

"Eu era classe A, era para eu ser hoje o que é o José Mayer", disse, em referência à fama de galã do ator. "Minha volta foi aos poucos. E é em grande estilo, nunca tinha feito uma novela das 20h. Calei a boca de muita gente. Mas meu salário não está ainda na casa dos dois dígitos", comentou.

D'Ávila contou que não se importava por ter poucas falas na novela. "Às vezes, tem cena em que eu entro e não falo nada. Não tem problema. Já aconteceu de eu pegar o roteiro e ler a seguinte rubrica do Manoel Carlos: 'Oswaldo zanzando por aí'. E eu faço", afirmou.

Após Mulheres Apaixonadas, Tião D'Ávila ainda participou de tramas como Senhora do Destino (2004), O Profeta (2006), Caminho das Índias (2009) e Lado a Lado (2012) na Globo.

Em 2014, ele foi contratado pela Record, e desde então atuou em quatro produções bíblicas da emissora: Milagres de Jesus (2014), O Rico e Lázaro (2017), Apocalipse (2018) e Gênesis (2021).


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.