Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESOTÉRICA

Por onde anda a Luana de Fina Estampa? Vidente fez atriz mudar de carreira

Divulgação

A atriz Joana Lerner, que interpretou Luana em Fina Estampa, posa para foto atual, de roupa preta

A atriz Joana Lerner, que interpretou Luana em Fina Estampa; hoje, ela também é terapeuta holística

FERNANDA LOPES

Publicado em 19/6/2020 - 5h00

Em Fina Estampa, a vidente Luana chamou a atenção dos telespectadores por seus poderes sobrenaturais: ela fez várias previsões para o futuro dos personagens, algumas bem catastróficas. Essa característica do papel influenciou muito a vida de Joana Lerner. A atriz passou a se interessar mais por esoterismo, se formou como terapeuta e hoje se divide entre a carreira artística e os atendimentos a pacientes.

"A partir dali [de Fina Estampa] comecei a entrar em contato com um mundo mais esotérico, invisível, das energias. Foi aí em que me iniciei em reiki, depois fiz formação em pranaterapia, agora acabei de fazer em thetahealing. A Luana foi um divisor de águas na minha vida nesse sentido", afirma ela.

As três terapias com que Joana trabalha são técnicas que mexem com energias do corpo humano e com a espiritualidade, visando curas físicas e mentais. Ela afirma que, neste período de isolamento social, tem sentido um "chamado forte" para voltar a fazer seus atendimentos (paralisados por causa da pandemia do coronavírus).

"Assim que passar tudo eu vou estudar mais, conseguir praticar mais e pretendo, sim, fazer essa profissão paralela à de artista. Eu tenho as duas profissões como um canal de cura mesmo. Pra mim, a arte é um lugar de cura. Como artista, meus projetos são em prol de jogar luz nos tabus, nas sombras, naquilo que impede a evolução dos seres humanos", afirma.

Nos últimos anos, Joana tem se dedicado à maternidade (ela tem dois filhos, de três e dois anos) e a peças de teatro. Atuou em dez produções desde o fim de Fina Estampa e planeja mais duas para o futuro: um espetáculo de dança e um monólogo chamado Mãe de Ninguém, sobre mães arrependidas e tabus da maternidade. "Quero dar voz a essas mulheres, elas existem", ressalta.

Na televisão, o último papel dela foi em 2015, numa participação na série Os Homens São de Marte e É pra Lá Que Eu Vou, do GNT. A novela Fina Estampa foi seu principal trabalho na Globo e veio de um convite de Aguinaldo Silva.

"Eu era uma jovem, garota. Foi muita batalha pra conseguir fazer um trabalho desses. Eu fiz Tempos Modernos [2010] antes, e Aguinaldo viu meu trabalho. Quando escreveu a Luana, pensou em mim. Aí foi uma grande alegria. Eu lembro muito que as pessoas me viam e faziam piadas do tipo: 'Ih, lá vem ela, o que tá prevendo sobre mim, o que vai acontecer?", conta Joana.

Apesar do trabalho no teatro e nas terapias, ela diz que gostaria de voltar a atuar em novelas. "Claro que eu pretendo voltar, a gente sempre pretende estar com um contrato bem assinado, todo mundo quer. Sempre tem oportunidades, e o universo decide o que ele quer", acredita.

Resumos Semanais

Resumo da novela Fina Estampa: Capítulos de 18 e 19 de setembro

Sexta, 18/9 (Capítulo 155)
Tereza Cristina obriga Griselda a implorar pela sua vida. Crô entrega plano de Tereza Cristina para não ser preso. Tereza Cristina arrasta Ferdinando para a cama. Antenor decide ir atrás de Griselda. Zuleika interrompe o casamento ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.