Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CADÊ A TV?

Parada no tempo, Renascer vira novela de época por ignorar realidade brasileira

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Alice Carvalho está em close, com semblante entristecido e diante de uma vela, em cena da novela Renascer como Joana

A dona de casa Joana (Alice Carvalho) reza diante de uma vela em cena da novela Renascer

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 15/3/2024 - 21h00

Renascer é uma novela em que os personagens não veem TV nem sequer têm um aparelho nas salas de suas casas. Isso vai na contramão da realidade brasileira, em que quase todos os lares contam com um ou mais televisores à disposição dos moradores. Em muitos domicílios, a televisão é a principal fonte de informações e de entretenimento. Para um remake atualizado para ser espelho da sociedade atual, trata-se de uma bela derrapada.

Verdade que a televisão servia mais como item de decoração em alguns folhetins, mas nas últimas tramas da Globo o recurso de colocar os personagens falando de outra novela da emissora foi usado por diferentes autores, como Rosane Svartman em Vai na Fé (2023) e Gloria Perez em Travessia (2022). 

Renascer, por sua vez, flerta com ingredientes de clássicos da literatura, com histórias atemporais, mas que estão paradas no tempo, sem nenhuma verossimilhança com a vida em 2024. 

Com a Globo bombando uma campanha para que as pessoas assistam à sua programação no celular, no tablet ou na TV conectada, Renascer deixa de incentivar o principal negócio da emissora: oferecer conteúdo para ser visto seja onde for, incluindo na fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Para quem não sabe, o Sul da Bahia vai abrigar os personagens que ainda vivem em São Paulo ou Rio de Janeiro. Da mesma maneira como aconteceu em Pantanal (2022), o núcleo urbano também se renderá aos encantos do universo rural. 

Além da falta de televisor nos cenários, a ambientação de Renascer dificulta a entrada de ações de merchandising. Diferentemente da antecessora Terra e Paixão (2023), que tinha propaganda o tempo todo de carros, moda e consumo dos mais variados produtos em um desfile de marcas anunciantes. 

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.