UMA NOVA MULHER
JOÃO MIGUEL JR./TV GLOBO
Maria Bruaca (Isabel Teixeira) vai usar todo seu sofrimento como combustível para se tornar mais forte em Pantanal. Depois de descobrir que Tenório (Murilo Benício) tem outra família, a personagem vai querer se conhecer e se entregar aos próprios sentimentos. A dona de casa já mudou algumas atitudes e até beijou Alcides (Juliano Cazarré) na novela das nove da Globo.
"Ela sempre viveu 'em relação a'. Ao marido, à filha, à casa... E isso é lindo, cuidar é amor. Agora, Maria Bruaca vai passar a 'viver com'. E isso é diferente, porque, antes do outro, vem uma pergunta: 'Isso é bom para mim?'. Se a gente pensar na nossa própria vida, quantas vezes deixamos de nos perguntar se aquilo que fazemos é bom para nós?", disse Isabel Teixeira em entrevista ao jornal Extra.
Nesta nova fase, a mãe de Guta (Julia Dalavia) passará por uma transformação até física. Apesar de ser sutil, a novidade será bastante significativa.
"Ela não faz uma transformação de Cinderela, de aparecer com paetês. Não é Tieta voltando para o agreste. No máximo ela passa um batonzinho, tira aquele avental... A transformação visual dela tem muito a ver com isso, aliás, quando ela tira o avental, dá para ver o que ela está vestindo. Soltar o cabelo, que também é uma liberdade. Serão as mesmas roupas, mas a atitude é diferente", contou a atriz.
Apesar da atitude diferente, a descoberta de que o marido tem outra família também vai abalar o psicológico de Bruaca, que vai até querer matar Tenório. A realidade é que, entre uma postura mais confiante e muita tristeza, a personagem vai tentando se encontrar nessa nova fase.
"Ela fica tentando se segurar, atira para todos os lados. Até sobre a questão da sexualidade dela, de pôr o chifre. Uma hora ela fala que vai trair o marido e diz 'eu vou matar o Tenório!', depois é um 'não, volta, volta, eu quero que seja como era antes'. Mas não é mais. Tem um momento em que ela encontra a cura por esse amor que sente pelo Tenório", explicou Isabel.
A atriz, aliás, elogia bastante o arco dramático de Maria Bruaca. Para ela, a história da personagem é praticamente um recado, uma metáfora para outras situações da vida.
"A novela em si é um clássico, mas essa personagem, em especial, é uma obra de arte. Diz muito para nós. Não é assim: vira uma chave e ela já mete um chifre no marido, se torna uma mulher empoderada. Maria Bruaca vai tombando para acertar os passos, apanhando de si mesma. Não sabe o que fazer com o ódio que sente, e, principalmente, com o resquício de amor por Tenório. A chave não vira, o que acontece é um processo lento de cura".
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#102 - Tudo sobre o final de Quanto Mais Vida, Melhor!" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2022 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/6 a 9/7
Segunda, 27/6 (Capítulo 79)
Guta termina o relacionamento com Tadeu. Tadeu pede perdão a José Leôncio. Zuleica conta a Tenório que Marcelo já sabe que é irmão de Guta. Juma se sente sozinha. O Velho do Rio tenta punir o fazendeiro ... Continue lendo
Pantanal perde audiência: novela está chata?
Mais lidas
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.