Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RETRIBUIÇÃO?

Pantanal: Jove amansa Juma, mas 'cai do cavalo' com notícia trágica

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

Alanis Guillen sorri enquanto segura um exemplar de Livro das Pré-Coisas, de Manoel de Barros; atrás da colega, Jesuita Barbosa encara a atriz com o semblante encantado em cena de Pantanal

Juma (Alanis Guillen) receberá um livro de presente de Jove (Jesuita Barbosa) após arranca-rabo

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 7/7/2022 - 11h33

Jove (Jesuita Barbosa) acalmará a "réiva" de Juma (Alanis Guillen) com uma obra de arte em Pantanal. O mocinho arranjará um exemplar do Livro de Pré-Coisas (1985), de Manoel de Barros (1916-2014), para dar continuidade às aulas de leitura da menina-onça na novela das nove da Globo. A protagonista soltará suspiros de alegria, mas precisará respirar fundo para contar um fato trágico: o assédio que sofreu de José Lucas (Irandhir Santos).

Antes de mencionar a desgraça, porém, a jovem fará uma surpresa estratégica ao namorado. Em uma tentativa desesperada de mantê-lo na tapera, ela recorrerá às mercadorias de Eugênio (Almir Sater) e dará um "tapa" na decoração do casebre.

Até a roupa de cama será renovada, com direito a lençóis coloridos e cheio de estampas. Pelo visto, só faltará a "luz de botão" --pela qual Juma já expressou desejo. De qualquer forma, será o suficiente para que Jove fique tocado e se sinta mais à vontade na casa dela.

O aspirante a fotógrafo também terá tido uma ideia para agradar à namorada. Ele lembrará a felicidade que a moça sentia sempre que conseguia escrever uma palavra e decidirá retomar suas "aulas particulares". Para isso, recorrerá a uma obra que tem tudo a ver com o local onde estão. O Livro das Pré-Coisas, de Manoel de Barros, se trata basicamente da "excursão poética" do andarilho Bernardo pelo pantanal.

"Ninguém melhor do que ele para continuar te ensinando [a ler e escrever]", afirmará o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), ao mostrar o presente. A jovem ficará tão grata que se verá obrigada a revelar um segredo.

Apesar de omitir alguns detalhes importantes --como a atração que sente pelo cunhado--, a moça finalmente explicará o porquê de não morar no rancho de José Leôncio. Ela admitirá que se incomoda com os olhares constantes de José Lucas. Também contará detalhes da visita indesejada do peão à sua tapera.

O ex-caminhoneiro fará um terror na vida da jovem em cenas que irão ao ar nesta quinta-feira (7). Ele baterá na porta da pantaneira, exigirá um beijo e tentará levá-la embora à força. Sob a forma de onça, Maria Marruá (Juliana Paes) e o Velho do Rio (Osmar Prado) se intrometerão na situação e salvarão a pele da protagonista. Acuado, o crápula voltará à fazenda do pai --mas não antes de puxar o facão para o próprio avô.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. 


Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros Ouça "#108 - Pantanal: José Lucas passa dos limites e enfrenta fúria de Maria Marruá!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.