Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Homem livre

O Tempo Não Para: Menelau desperta e se surpreende com o fim da escravidão

João Miguel Júnior/TV Globo

Menelau (David Junior) e Cesária (Olivia Araújo) serão os primeiros escravos a despertar - João Miguel Júnior/TV Globo

Menelau (David Junior) e Cesária (Olivia Araújo) serão os primeiros escravos a despertar

REDAÇÃO

Publicado em 13/8/2018 - 7h27

Menelau (David Junior) será o próximo personagem a despertar do congelamento em O Tempo Não Para. O homem, que foi escravo de dom Sabino (Edson Celulari), ficará surpreso ao descobrir que a escravidão foi abolida e que agora é livre. Mesmo assim, ele sairá em busca do pai de Marocas (Juliana Paiva) com a ajuda de Helen (Rafaela Mandelli).

Petra (Eva Wilma) decidirá usar o cachorrinho da família Sabino Machado como cobaia de sua pesquisa e, quando estiver com o bisturi na mão, será surpreendida por Menelau. O ex-escravo impedirá que ela abra o bicho para fazer exames.

A cientista, então, vai examinar o personagem de David Junior e perguntará por que ele tem tantas cicatrizes pelo corpo. "Foi Dom Sabino quem fez isso?", indagará. "Foi, não, sinhá... Foi um Cavalcanti, da Bahia, um diabo ruim que me comprou quando eu era menino. Na casa de dom Sabino nunca vi dar chibatada em preto", contará ele.

"É um homem danado de bom. Posso ter com ele agora?", perguntará o ex-congelado. "Antes você vai falar com uma pessoa", explicará Petra. "Mas quem? Só posso falar com a autorização do meu sinhô", retrucará o rapaz, que se encontrará com Helen em seguida.

"O senhor não precisa ter vergonha, nem medo de nada. Venha comigo, por favor", pedirá a médica. "Tenho que voltar pra fazenda, mode ficar com meu sinhô. Sou escravo de guarda", contará Menelau. "A senhora... É minha dona, agora? Eu pertenço à sua pessoa? A sinhá me comprou de dom Sabino?", perguntará ele, confuso.

"Menelau, você é um homem livre agora", informará a médica. "Livre? Sou liberto? Dom Sabino me deu a alforria? Só pode ser coisa da sinhazinha Marocas. Ela é bocuda que só, enfrenta até o pai! É 'bolicionista'!", deduzirá o ex-escravo.

"Não existem mais escravos", afirmará Helen. "Então houve a abolição? Soltaram a negraiada toda?", questionará ele, perplexo. "Sim. O senhor é um homem livre", repetirá a funcionária de Petra, que o ajudará a reencontrar dom Sabino.

A cena está prevista para ir ao ar no capítulo desta segunda-feira (13) em O Tempo Não Para.

Resumos Semanais

Resumo dos capítulos da novela O Tempo Não Para - Notícias da TV

Sábado, 26/1 (Capítulo 155)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Segunda, 28/1 (Capítulo 156)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Os capítulos de O Tempo Não Para são fornecidos pelas emissoras; sujeitos a alteração sem aviso ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.