LENDAS VIKINGS

Para não assustar crianças, assassinos viram personagens fofos em animação

DIVULGAÇÃO/CARTOON NETWORK

Da esq. para a dir.: Helmi, Rolf, Markku e Reidar, personagens da animação Lendas Vikings - DIVULGAÇÃO/CARTOON NETWORK

Da esq. para a dir.: Helmi, Rolf, Markku e Reidar, personagens da animação Lendas Vikings

GABRIEL PERLINE - Publicado em 13/08/2018, às 05h00

Ao ouvir o termo viking, automaticamente vem à mente a figura de um pirata escandinavo barbudo e impiedoso, capaz de matar e roubar sem fazer cerimônias. Mas na animação Lendas Vikings, que estreia nesta segunda-feira (13) no Cartoon Netwoork, esses homens brutos viram seres fofos, generosos e pacíficos para não assustar as crianças.

"Sou apaixonado pela mitologia nórdica, mas seria muito difícil fazer algo muito fiel à história oiginal, com cenas de guerras e coisas que não podemos mostrar para uma criança. O que eu quis fazer foi fugir daquilo que qualquer pessoa pudesse esperar de uma caricatura sobre vikings", pondera Iván Verduzco, criador da animação.

"Fui pelo lado do humor, da cor, da diversão. Os personagens são vikings, mas tentam ser vikings a suas maneiras. O desenho passa boas mensagens para as crianças, como encontrar sua própria identidade, trabalhar em equipe, sobre amizade, e todos os valores que eu gosto de transmitir à juventude, mas contadas de uma maneira pouco convencial."

E a animação de Iván Verduzco consegue romper o estereótipo de que os vikings foram pesoas selvagens, sanguinárias e que não poupavam os oponentes mais fracos de serem saqueados, espancados ou assassinados.

Prova disso são as características do quarteto de vikings que protagoniza a história: o líder Reidar, motivado e impulsivo, que não deixa os amigos passarem apuros; Rolf, o pequeno selvagem que atua como braço direito de Reidar; a sincera Helmi, que não poupa os amigos da verdade (por mais que venham a machucar); e Markku, um gigante com coração de ouro, que medita, escreve poesias e é espiritualizado.

"Lendas Vikings surgiu de uma piada muito antiga. Eu desenhava a mim e aos meus amigos sempre como vikings porque gostávamos de rir de nós mesmos. E detectei a oportunidade, e decidi em meu tempo livre ir trabalhando isso", explica.

"Cada personagem está baseado em mim e em meus amigos. Minhas histórias sempre estão inspiradas no que me rodeia, nas pessoas que conheço, e na vida real. Os personagens representam algo que gosto. Cada um aponta uma característica. Um é líder, o outro é estrategista, o outro é a força, o outro a paixão, e juntos eles se completam. Se não estivessem juntos, não se completariam as suas missões".

Produzida pela mexicana Mighty Animation, a primeira temporada de Lendas Vikings conta com apenas cinco episódios de dois minutos e meio de duração. A estreia está marcada para hoje, às 12h25, com reprises ao longo da programação do Cartoon Network.

Tudo sobre

Animação

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

O que falta para Amor de Mãe conquistar mais audiência?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook