Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Posse de terras

O Tempo Não Para: Com medo de prejuízo, Samuca esconde documento de Sabino

Reprodução/TV Globo

Samuca (Nicolas Prattes) temerá ter que pagar taxa retroativa de 132 anos em O Tempo Não Para - Reprodução/TV Globo

Samuca (Nicolas Prattes) temerá ter que pagar taxa retroativa de 132 anos em O Tempo Não Para

REDAÇÃO

Publicado em 22/8/2018 - 7h12

Samuca (Nicolas Prattes) ficará com medo de perder todo o investimento de uma vida para dom Sabino (Edson Celulari) e decidirá esconder dele os documentos que provam a posse de suas terras. A advogada do mocinho de O Tempo Não Para provará que a empresa dele foi construída na propriedade do ex-congelado, que lutará na Justiça para recuperar todo o patrimônio que construiu no século 19.

Vanda (Lucy Ramos) surpreenderá o empresário com a pasta de documentos recuperada por Paulina (Carol Macedo) em que constarão as escrituras do pai de Marocas (Juliana Paiva).

"A estagiária me trouxe essa pasta ontem. Eu quis ter certeza antes de te falar qualquer coisa. O que importa pra nós é isso aqui... Uma escritura de posse de uma fazenda chamada Nossa Senhora do Ó", mostrará a diretora jurídica, com um papel amarelado em mãos.

"E a fazenda dele. Onde a Marocas nasceu. Ela ainda existe?", perguntará o mocinho. "Samuca, nós estamos sentados onde era a casa grande da fazenda. O prédio da Samvita foi construído no terreno que era do dom Sabino, onde ele morou a vida inteira", emendará ela, para a surpresa de Samuca.

"Se a tese do Emílio [João Baldasserini] estiver correta, essa área toda pode entrar em litígio. O dom Sabino pode requerer a posse", explicará a advogada. "Eu gastei milhões pra construir esse prédio, ele é todo inteligente, autossustentável!", dirá o personagem de Nicolas Prattes, alarmado.

"Mas as terras eram dele. Ou foram. Eu já nem sei mais. Só o que eu sei é que... Se o dom Sabino ganhar essa ação maluca do Emílio na Justiça, a posse desse prédio fica em suspenso, porque foi construído no terreno dele!", argumentará Vanda.

"O terreno é seu, você comprou, ele tem origem. Mas o direito dá margem a mais de uma interpretação. Agora a gente tem o laudêmio. Se o juiz deferir isso, você vai ter que pagar uma taxa, tipo imposto mensal pro dom Sabino e pra família dele", continuará ela.

Samuca perceberá que o prejuízo pode ser muito grande se a Justiça determinar que ele pague a taxa retroativa pelos 132 anos em que dom Sabino ficou congelado. Com isso, o filho de Carmen (Christiane Torloni) decidirá esconder essa informação do futuro sogro.

"Mas o juiz pode concordar com isso?", questionará o empresário. "O laudêmio existe, é fato. Em Petrópolis, com a família real, em terrenos em frente ao mar, em construções que datam dos séculos 18 e 19. Não é uma incongruência jurídica", argumentará a personagem de Lucy Ramos.

Carmen, então, explicará para a funcionária que os documentos devem ser mantidos em sigilo. "A determinação do Samuca é que a gente não fale nada pro dom Sabino, por enquanto, por causa do noivado. Ele não pode saber que a gente está sentado bem em cima da propriedade dele!", explicará a executiva.

"Eu concordo. Dom Sabino é imprevisível. Vai saber como ele pode reagir quando souber disso", opinará Vanda, sem perceber que Paulina estará escutando a conversa. A estagiária ficará dividida entre guardar o segredo ou revelar a verdade à amiga Marocas.

As cenas irão ao ar a partir desta quinta-feira (23) em O Tempo Não Para


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos sobre sua novela preferida!

Resumos Semanais

Resumo dos capítulos da novela O Tempo Não Para - Notícias da TV

Sábado, 26/1 (Capítulo 155)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Segunda, 28/1 (Capítulo 156)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Os capítulos de O Tempo Não Para são fornecidos pelas emissoras; sujeitos a alteração sem aviso ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.