TIO DIRCEU
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Petra (Debora Ozório) em cena de Terra e Paixão; jovem surtará ao ver tio abusador na novela
Petra (Debora Ozório) tomará um susto ao ver Dirceu (Eriberto Leão) na mansão dos La Selva após tantos anos em Terra e Paixão. A agrônoma logo desconfiará que ele é o homem que abusou dela na infância e fugirá dos assédios do tio. Ela só enfrentará o parente ao perceber que ele pode fazer mais uma vítima na novela das nove da Globo.
No capítulo desta sexta (15), Irene (Gloria Pires) contará durante o café da manhã que o irmão chegou de madrugada e está no quarto de visitas. "Eu lembro muito pouco desse tio", estranhará a mulher de Luigi (Rainer Cadete).
"Nas últimas vezes que o Dirceu veio pra Nova Primavera, você era pequena. Mas ele te adorava. Vivia passeando pra cima e pra baixo pelas fazendas com você", comentará a madame.
A vilã ainda convidará a filha para ir com ela mostrar a cidade para Dirceu, mas a mocinha inventará que tem um compromisso. A jovem correrá para a terapia para desabafar com Marta (Kika Kalache) depois de ter sonhado com o rosto do abusador.
A personagem de Debora Ozório só ficará cara a cara com o tio mais tarde. "Petra, veja só quem veio passar uns dias conosco: o tio Dirceu, o seu tio predileto! Lembra dele?", perguntará Irene, toda animada.
A garota congelará ao olhar para o homem. "Minha querida, que saudade eu senti de você", afirmará o crápula, já tentando abraçar a sobrinha. "Você? Você, aqui?", balbuciará a vítima.
Todos se surpreenderão com a reação da amada de Hélio (Rafael Vitti). "Desculpa, eu não tô me sentindo bem", alegará a moça, que se desvencilhará do abraço do parente e sairá correndo.
A caçula dos La Selva tentará controlar um surto e desabafará com Luigi. "Eu ainda não tenho certeza, mas o Dirceu, o irmão da minha mãe que tá lá embaixo... Ele... Eu acho que foi ele quem abusou de mim quando era menina", explicará ela.
O italiano se chocará com a acusação grave, e Petra explicará que conseguiu se lembrar do abuso na terapia. "Na noite passada, eu tive um sonho e vi o rosto desse homem. No sonho, as imagens eram meio distorcidas, mas o rosto era o dele, era o rosto do meu tio! O problema é que eu não consigo falar com certeza que foi ele quem abusou de mim", completará.
A mocinha tomará coragem e encarará o tio novamente durante o jantar. O hóspede se fará de bonzinho, perguntará sobre Ademir (Charles Fricks) e não esconderá o interesse ao saber da existência de Rosa (Maria Carolina Basilio). "Dez aninhos, é? Eu gostaria de ir visitar o Ademir e conhecer a nova família dele", soltará o pedófilo.
Petra não se controlará e levantará subitamente da mesa. "Esse seu interesse na família do tio Ademir é muito estranho, isso sim! Fica longe daquela casa, tá me ouvindo? Eu proíbo você de ir lá!", berrará.
A agrônoma subirá para o quarto, mas Dirceu a seguirá e segurará a porta. "O que aconteceu? Por que tá agindo dessa maneira fria comigo? Nós sempre fomos tão amigos no passado", dirá ele, se fazendo de ofendido.
Confusa, a jovem tentará desconversar e afirmará estar passando por problemas para se livrar do nojento. "Me desculpa. Eu não queria parecer fria com você", soltará.
"Não precisa ter medo de mim. Me dá um abraço. Eu só quero o seu bem, nada além disso. Eu não fiz nada pra você ficar assim, fria, distante... Vem, dá cá um abraço", pedirá ele. A traumatizada cederá, mas Luigi chegará e impedirá que algo pior aconteça.
"Aí está o meu sobrinho italiano... Você nem imagina como eu gosto dessa menina. Nós éramos grandes amigos. Eu levava a Petra na escola, ia buscar. A gente ia passear no rio. Até ensinei a Petra a nadar. Lembra disso?", contará o cínico.
A herdeira de Antônio (Tony Ramos) dirá não se lembrar dos passeios, mas o relato confirmará as suspeitas de que ela sofreu um abuso quando estava no rio com o tio.
No capítulo de segunda (18), a psicóloga orientará a paciente a descobrir se foi mesmo Dirceu quem a molestou na infância. Petra e Graça (Agatha Moreira) formarão uma aliança com Marino (Leandro Lima) para prender o estuprador.
O delegado montará uma armadilha para fazer o pedófilo confessar seus crimes e ainda convocará Anely (Tatá Werneck), Flor (Leticia Laranja), Luigi e Caio (Cauã Reymond).
Em cenas previstas para irem ao ar no próximo dia 21, a mocinha chamará as amigas para um passeio no rio. Ela deixará o tio escutar a conversa e torcerá para ele morder a isca.
Com uma escuta eletrônica escondida, a jovem se afastará das amigas. Será então que Dirceu aparecerá, e ela instigará o parente a falar sobre o passado. "Você adorava quando a gente se abraçava debaixo d'água... E depois, a gente... Você sabe. Confessa que você está louca de saudade de mim e dos meus abraços", babará o crápula.
Ele tentará agarrar a sobrinha, que cairá no choro. "Agora eu sei que você abusou de mim quando eu era criança, e deve ter feito o mesmo com outras meninas", disparará. "Eu fazia, sim! E continuo fazendo! Porque elas adoram! Mas você, Petra, você sempre foi a minha predileta!", admitirá o abusador.
O criminoso surtará ao perceber que estava sendo monitorado e tentará afogar a mocinha. Mas Marino impedirá que o vilão a machuque e levará o pedófilo preso.
Escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, Terra e Paixão é ambientada na fictícia cidade de Nova Primavera, em Mato Grosso do Sul. A trama ficará no ar até janeiro, quando será substituída pelo remake de Renascer (1993).
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1
Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.