Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VAI ABALAR

O Cravo e a Rosa: Bianca 'empurra' Catarina para Petruchio após diagnóstico terrível

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Leandra Legal, caracterizada como Bianca, está pálida e sem cor nos lábios, deitada em uma cama, em cena de O Cravo e a Rosa

Bianca (Leandra Leal) ficará doente na novela que a Globo reprisa no começo das tardes

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 12/1/2022 - 13h13

Catarina (Adriana Esteves) reconsiderará o término de seu noivado com Petruchio (Eduardo Moscovis) ao descobrir que Bianca (Leandra Leal) tem um sopro no coração em O Cravo e a Rosa. A ricaça temerá que a menina "morra de tristeza" e decidirá deixar o caminho livre para que a caçula realize o sonho de se casar na novela do começo de tarde da Globo. 

Em cenas previstas para irem ao ar na próxima quinta-feira (13), Nicanor Batista (Luís Mello) chamará um médico para examinar a filha mais nova. Apesar de estar fazendo uma greve de fome --uma das formas que encontrou para tentar forçar a irmã mais velha a se casar--, a fraqueza e a palidez da jovem preocuparão a família.

Bastará ouvir o peito da menina com um estetoscópio --apesar dos protestos de Mimosa (Suely Franco), que achará que "não fica bem um homem botar as mãos nas costas de uma moça de família-- para o doutor concluir o diagnóstico. Ainda assim, ele se recusará a dar seu veredito para a própria paciente: "Senhorita, eu prefiro falar com seu pai, com licença", falará.

Nesse meio tempo, Catarina comentará sua recusa em se casar para Dinorá (Maria Padilha), na sala do palacete. "Não me caso nem no dia em que os homens usarem brinco", afirmará. "Homem de brinco? Isso jamais vai acontecer", constatará a mulher de Cornélio (Ney Latorraca). "Isso que eu falei, não vou me casar nunca", confirmará a protagonista.

O banqueiro interromperá o assunto, em busca de sua filha. "Que bom que você chegou, minha filha. Eu ouvi sua voz. Precisava falar com você", soltará o chefe da família, sério, preocupando a primogênita. Dinorá aproveitará a deixa para ir embora, mas o personagem de Luís Mello pedirá apoio: "Não, Dinorá, entre também. Você é uma boa amiga, e nesse momento todos vamos precisar de afeto e apoio moral".

As mulheres se depararão com o médico no escritório do ricaço. Na hora, Catarina mudará o semblante. "Eu acabo de ter uma conversa bastante séria com o doutor a respeito da saúde de Bianca, e achei por bem que você soubesse de tudo uma vez por todas", explicará o amante de Joana (Tássia Camargo). "Que conversa é essa? Papai, não estou gostando dessa história... Vá direto ao assunto. O que a Bianca tem?", questionará.

"Sopro no coração. Uma falha, uma leve falha, que pode levar a mesma doença que matou a sua mãe", dirá o pai, nervoso. O médico confirmará a informação e ainda constatará a possibilidade de outra doença: "Ela me disse que tem dor no peito, que às vezes tem vertigens e cãibras... Suspeito também de uma certa anemia", mencionará.

Adriana Esteves, caracterizada como Catarina, com lágrimas nos olhos em cena de O Cravo e a Rosa

Catarina (Adriana Esteves) ficará desolada

Catarina decide se casar

As recomendações para cuidar da saúde da protegida de Mimosa deixarão Catarina ainda mais preocupada. "Bianca não pode fazer outra greve de fome de maneira alguma. E é bom também que ela não sofra fortes emoções nem desgostos", afirmará o médico.

Dinorá aproveitará para colocar mais lenha na fogueira. Afinal, é de seu interesse que a primogênita se case com o jornalista Serafim (João Vitti), seu comparsa em uma série de planos.

Ainda na sala, ela citará que algumas pessoas morreram de tristeza. Mais tarde, à sós com a "fera", a amante de Celso (Murilo Rosa) até que ouvirá o desabafo da amiga, mas atenta para dar o bote quando for necessário.

"Dinorá, é a mesma doença da minha mãe. Eu lembro da minha mãe enfraquecida na cama, com o ar faltando nos pulmões... Eu vou tentar fazer a vida da minha irmã mais feliz", afirmará. "Catarina, o maior sonho da Bianca é namorar com o Heitor [Rodrigo Faro], noivar, casar. Mas não pode, por sua causa. Você precisa se casar", ressaltará a mulher.

A feminista não aceitará a ideia. Ela procurará o pai, disposta a convencê-lo de deixar a filha mais nova se casar, mesmo que ela, a mais velha, não ceda ao matrimônio. Batista jogará a doença da caçula nas costas da primogênita:

Porque eu tenho que botar meu orgulho de lado? Por que é que eu tenho que me submeter a você, Catarina? Você que vem desdenhando um pretendente atrás do outro. Você que causou a doença de sua irmã, Catarina. Ela começou essa besteira de greve de fome por sua causa, e isso provocou o aparecimento dos sintomas. Vai continuar resolvendo os problemas atirando vaso no chão, fazendo escândalo? Você não quer enxergar a verdade, Catarina? Case. 

Mesmo indignada, a protagonista ressaltará que jamais se casará com Petruchio. "Então case com o primeiro que aparecer andando na rua, mas case. Pense o que quiser, eu te dou tudo, mas case", responderá o pai. Mesmo assim, será o fazendeiro a primeira pessoa que virá à mente assim que Catarina voltar ao quarto. 

O Cravo e a Rosa é uma releitura do clássico A Megera Domada, de William Shakespeare. Escrita por Walcyr Carrasco, a trama foi exibida originalmente entre junho de 2000 e março de 2001, somando 221 capítulos.


Saiba tudo que vai acontecer nas novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#87 - Cecília passa dos limites e paga mico em Um Lugar ao Sol" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.