Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ARTE IMITA A VIDA

Novelas colocam dedo na ferida e escancaram racismo no Brasil; confira cenas

Fotos: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Taís Araujo abraça o ator Pedro Guilherme, em frente a seguranças de shopping, em cena de Amor de Mãe

Vitória (Taís Araujo) e Raul (Murilo Benício) defenderam Thiago (Pedro Guilherme) em situação racista em Amor de Mãe

REDAÇÃO

Publicado em 3/6/2020 - 5h16

Nos últimos anos, várias novelas têm retratado questões sociais bastante presentes e problemáticas no Brasil, e o racismo está entre elas. O tema foi explorado em folhetins de todas as faixas horárias na Globo, com personagens adultos, adolescentes e até crianças que passaram por situações humilhantes e criminosas.

Amor de Mãe, por exemplo, deu demonstrações de como o racismo estrutural existe e é praticado no Brasil. O garoto Thiago (Pedro Guilherme) já foi confundido com um assaltante e com um pedinte, e maltratado em ambas as situações, simplesmente pelo fato de ser negro.

A novela O Outro Lado do Paraíso (2017) tinha um tom completamente diferente do drama realista de Amor de Mãe, mas também exibiu fortes cenas de ofensas racistas. Nádia (Eliane Giardini) não aceitava que Raquel (Erika Januza) namorasse seu filho por ser negra e cometeu diversos ataques contra a jovem.

Relembre cinco cenas de novelas recentes que retrataram racismo:

Thiago (Pedro Guilherme) passou por situação de racismo na fila do cinema em Amor de Mãe

Amor de Mãe

A primeira situação de racismo pela qual Thiago passou foi quando um arrastão ocorreu na praia onde ele estava com Sandro (Humberto Carrão). Num momento em que ficou sozinho, o garoto foi visto por Belizário (Tuca Andrada), que achou que ele fosse bandido e o levou embora num camburão. O garoto só se salvou porque Álvaro (Irandhir Santos) mandou o capanga encontrá-lo e trazê-lo vivo para a mãe.

Alguns capítulos depois, Thiago foi com Raul (Murilo Benício) a um shopping e ficou na fila do cinema sozinho durante poucos minutos. Foi o suficiente para que um segurança o chamasse de "pivete" e tentasse expulsá-lo do local. Raul ficou revoltado, e Vitória foi chamada ao local para lidar com a situação também. "Não foi preconceito. Racismo não é preconceito. Racismo é crime!", afirmou ela.

Nádia (Eliane Giardini) proferiu diversas ofensas racistas contra a nora, Raquel (Erika Januza)


O Outro Lado do Paraíso

Desde o início de O Outro Lado do Paraíso, Nádia tratava Raquel (então sua empregada) muito mal. Ao descobrir que a personagem havia começado um romance com seu filho, ela deixou bem claro seu mau caráter: "Some, desgraçada. Pensou que ia agarrar o meu filho debaixo dos meus olhos? Ouça muito bem: meu filho jamais casaria com uma preta. Nariz de bolacha. Beiçuda!".

Na segunda fase da novela, quando Raquel virou juíza e sofreu um atropelamento, Nádia disse ao filho que ele teria de esquecer o relacionamento com ela. "Preta e paraplégica? Não dá", comentou. No fim da novela, no entanto, Bruno pressionou a mãe para que mudasse sua conduta e pedisse perdão a Raquel, e ela obedeceu. Em uma virada inesperada, até revelou que tinha antepassados negros.

Diego (Sergio Malheiros) foi abordado de forma truculenta por policial em cena de Verão 90


Verão 90

Em Verão 90 (2019), o personagem Diego (Sergio Malheiros) sofreu com demonstrações de racismo, mas os problemas dele foram na esfera pública. No início da novela, foi abordado de forma truculenta por policiais em um ônibus, como se fosse um bandido. "Infelizmente era assim nos anos 1980, nos anos 1990 e ainda vivemos isso agora. Precisamos acabar com a ideia de que os corpos negros são um perigo iminente", disse o ator, em entrevista à revista IstoÉ.

Em outro momento da trama, Diego foi visto com um relógio caro numa praia e acusado de ter roubado o objeto. Ele foi levado para a cadeia em pleno dia de sua formatura e quase perdeu o evento com a demora para resolver o mal-entendido.

Jaqueline (Gabz) fez discurso sobre racismo e mortes injustas de negros em Malhação


Malhação

Uma cena de Malhação viralizou nas redes sociais no ano passado. A personagem Jaqueline (Gabz) estava indignada pela abordagem de policiais, que tiraram um menino negro de um ônibus e o trataram como bandido. O namorado dela, o garoto branco Thiago (Danilo Maia), não concordava com a postura da jovem em relação ao caso e chamou o movimento negro de "mimimi". A garota não hesitou em terminar o namoro deles na hora.

"Quando você vive na guerra, no dia a dia da periferia do Rio de Janeiro, você precisa reclamar. Quando gente morre, é guerra. Se ele fosse branco, poderia estar vivo até hoje. Quando você é jovem, negro e pobre, já sai de casa com crachá de bandido", declarou a personagem, em um trecho de seu discurso.

Lulu (Carla Cristina Cardoso) deu lição de moral em mulher que lhe confundiu com faxineira


Bom Sucesso

No fim de 2019, uma cena de racismo estrutural deixou Lulu (Carla Cristina Cardoso) irada em Bom Sucesso. A cunhada de Paloma (Grazi Massafera) estava no evento de lançamento de um livro quando uma convidada branca a mandou limpar o banheiro, acreditando que ela era faxineira, simplesmente por ser a única negra no local.

Lulu ficou indignada e confrontou a mulher. "Preciso entender por que ela achou que logo eu tava trabalhando na limpeza! Comprei até roupa nova pra vir nesse evento, minha filha! Agora eu quero saber. Você me confundiu porque eu tô vestindo preto ou porque eu sou preta?", perguntou.

A racista pediu desculpa e levou uma lição de moral de Lulu: "Da próxima vez que você for abordar alguém, tenta não julgar a outra pessoa pela cor de pele, tá bom?".

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.