Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ESQUEMA DE CORRUPÇÃO

Novela Reis mostra que esquema de 'rachadinha' é mais antigo que Bolsonaro

FOTOS: REPRODUÇÃO/RECORD

José Rubens Chachá em cena de Reis: ator está sentado, com barba grisalha e usa turbante branco

Juiz Eli (José Rubens Chachá) confia tanto nos filhos que não se dá ao trabalho de investigá-los

DANIELE AMORIM

daniele.amorim@noticiasdatv.com

Publicado em 23/3/2022 - 14h00

O primeiro capítulo da novela Reis, da Record, trouxe a denúncia de um esquema de "rachadinha" entre irmãos, com um pai juiz que faz vista grossa à corrupção dos filhos. A trama, que parece uma das notícias envolvendo o clã Bolsonaro, mostra que poderosos se apropriam do que é do povo desde os primórdios e até está na Bíblia

A primeira temporada do folhetim bíblico, que estreou na emissora de Edir Macedo na terça-feira (22), é ambientada no período que os juízes governaram a nação de Israel, que vai de 1390 a.C. até 1030 a.C. A saga traz como história central a do sumo-sacerdote Eli (José Rubens Chachá) e seus dois filhos rebeldes, Hofni (Vinícius Reed) e Finéias (Edu Porto).

No dia anterior à viagem anual dos hebreus até o tabernáculo de Siló, onde fazem oferendas para Deus (Flávio Galvão), Eli confidencia aos herdeiros que teme que a quantidade de animais para sacrifício continue a cair. Os rapazes, no entanto, tranquilizam o pai com a certeza de que tudo dará certo.

A sós, Hofni e Finéias assumem que os preceitos do criador caíram em desuso pelos próprios hebreus e que todos estão mais interessados em colocar o prazer acima dos Dez Mandamentos. O personagem de Vinícius Reed, inclusive, mostra até um comportamento moderninho ao se deitar com Marilís (Thaís Pacholek) sem nenhuma intenção de se casar com a loira.

Os irmãos, então, recrutam alguns dos levitas (que são homens que ajudam no trabalho do tabernáculo) para conseguirem parte das ovelhas que são entregues pelos hebreus para o sacrifício anual. Eles querem usar os animais no consumo próprio.

No dia do festival, o esquema funciona brilhantemente até certo ponto. Um dos fiéis nota que sua oferenda é desviada por um dos herdeiros de Eli. Ele até tenta conversar com Finéias sobre a história, mas o rapaz pede que o homem fale diretamente com Eli. 

"Acabei de ser roubado, o rapaz sacerdote levou meu sacrifício para fora do tabernáculo. Eu falei com seus filhos, mas eles não fizeram nada", acusa o enganado. O juiz, no entanto, não lhe dá ouvidos e assegura que, se seus filhos sabem do assunto, a confusão está resolvida.

Hebreu se sente enganado com 'mão grande' de levita 

Hebreu se sente enganado roubo de animal 

O que é rachadinha?

A "rachadinha" é um tipo de corrupção comum no Brasil. Ocorre quando assessores de um gabinete político repassam parte do seu salário à chefia. Ou seja, o dinheiro chega ao bolso de um ocupante de cargo público de maneira fraudulenta.

"É uma divisão de proventos, de alguma vantagem financeira, por deliberação de um agente público", afirmou a mestre em direito público administrativo pela Fundação Getúlio Varga, Vera Chemim, em reportagem à BBC. 

E a situação dos Bolsonaro? 

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) é investigado pela prática por conta do caso de Fabrício Queiroz. O ex-assessor do filho do presidente do Brasil chegou a ser preso por indícios de participação em um esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro na época em que era deputado estadual. 

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) também estão supostamente envolvidos com situações similares. De acordo com a reportagem feita pelo UOL, "a quebra de sigilos bancário e fiscal de pessoas e empresas ligadas ao senador Flávio Bolsonaro revela indícios de que o esquema da rachadinha também ocorria nos gabinetes do pai, o presidente Jair Bolsonaro, quando este era deputado federal, e do irmão". 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Reis: Próximo capítulo da novela da Record - 31/1

Sexta, 31/1 (Capítulo 20)
Samuel dá um discurso motivador e transformador para o povo. Lessér desconfia do comportamento da rainha. Quis é surpreendido pela chegada da filha de Jotã. Ada revê Tamembér. Os capítulos de Reis são fornecidos pela Record ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.