Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESQUEMA DE CORRUPÇÃO

Novela Reis mostra que esquema de 'rachadinha' é mais antigo que Bolsonaro

FOTOS: REPRODUÇÃO/RECORD

José Rubens Chachá em cena de Reis: ator está sentado, com barba grisalha e usa turbante branco

Juiz Eli (José Rubens Chachá) confia tanto nos filhos que não se dá ao trabalho de investigá-los

DANIELE AMORIM

daniele.amorim@noticiasdatv.com

Publicado em 23/3/2022 - 14h00

O primeiro capítulo da novela Reis, da Record, trouxe a denúncia de um esquema de "rachadinha" entre irmãos, com um pai juiz que faz vista grossa à corrupção dos filhos. A trama, que parece uma das notícias envolvendo o clã Bolsonaro, mostra que poderosos se apropriam do que é do povo desde os primórdios e até está na Bíblia

A primeira temporada do folhetim bíblico, que estreou na emissora de Edir Macedo na terça-feira (22), é ambientada no período que os juízes governaram a nação de Israel, que vai de 1390 a.C. até 1030 a.C. A saga traz como história central a do sumo-sacerdote Eli (José Rubens Chachá) e seus dois filhos rebeldes, Hofni (Vinícius Reed) e Finéias (Edu Porto).

No dia anterior à viagem anual dos hebreus até o tabernáculo de Siló, onde fazem oferendas para Deus (Flávio Galvão), Eli confidencia aos herdeiros que teme que a quantidade de animais para sacrifício continue a cair. Os rapazes, no entanto, tranquilizam o pai com a certeza de que tudo dará certo.

A sós, Hofni e Finéias assumem que os preceitos do criador caíram em desuso pelos próprios hebreus e que todos estão mais interessados em colocar o prazer acima dos Dez Mandamentos. O personagem de Vinícius Reed, inclusive, mostra até um comportamento moderninho ao se deitar com Marilís (Thaís Pacholek) sem nenhuma intenção de se casar com a loira.

Os irmãos, então, recrutam alguns dos levitas (que são homens que ajudam no trabalho do tabernáculo) para conseguirem parte das ovelhas que são entregues pelos hebreus para o sacrifício anual. Eles querem usar os animais no consumo próprio.

No dia do festival, o esquema funciona brilhantemente até certo ponto. Um dos fiéis nota que sua oferenda é desviada por um dos herdeiros de Eli. Ele até tenta conversar com Finéias sobre a história, mas o rapaz pede que o homem fale diretamente com Eli. 

"Acabei de ser roubado, o rapaz sacerdote levou meu sacrifício para fora do tabernáculo. Eu falei com seus filhos, mas eles não fizeram nada", acusa o enganado. O juiz, no entanto, não lhe dá ouvidos e assegura que, se seus filhos sabem do assunto, a confusão está resolvida.

Hebreu se sente enganado com 'mão grande' de levita 

Hebreu se sente enganado roubo de animal 

O que é rachadinha?

A "rachadinha" é um tipo de corrupção comum no Brasil. Ocorre quando assessores de um gabinete político repassam parte do seu salário à chefia. Ou seja, o dinheiro chega ao bolso de um ocupante de cargo público de maneira fraudulenta.

"É uma divisão de proventos, de alguma vantagem financeira, por deliberação de um agente público", afirmou a mestre em direito público administrativo pela Fundação Getúlio Varga, Vera Chemim, em reportagem à BBC. 

E a situação dos Bolsonaro? 

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) é investigado pela prática por conta do caso de Fabrício Queiroz. O ex-assessor do filho do presidente do Brasil chegou a ser preso por indícios de participação em um esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro na época em que era deputado estadual. 

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) também estão supostamente envolvidos com situações similares. De acordo com a reportagem feita pelo UOL, "a quebra de sigilos bancário e fiscal de pessoas e empresas ligadas ao senador Flávio Bolsonaro revela indícios de que o esquema da rachadinha também ocorria nos gabinetes do pai, o presidente Jair Bolsonaro, quando este era deputado federal, e do irmão". 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.


Resumos Semanais

Novela Reis: Resumo dos próximos capítulos da trama da Record - 16 a 17/11

Quinta, 16/11 (Capítulo 292)
Nebset vai em comitiva para Egito a pedido de Salomão. Joroboão se surpreende ao encontrar Rezom. Roboão finalmente perdoa seu pai. Sexta, 17/11 (Capítulo 293)
A emissora não disponibilizou o último capítulo. Os capítulos de Reis ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.