Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DIDATISMO É TUDO!

Novela ou escola? Globo ensina que Terra não é plana em Nos Tempos do Imperador

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

João Pedro Zappa em cena de Nos Tempos do Imperador: caracterizado como Nélio, ator está em close e olha com atenção alguém fora do quadro

Nélio (João Pedro Zappa) explicará que a Terra é redonda para Dolores (Daphne Bozaski) na novela das seis

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/10/2021 - 16h42

Nos Tempos do Imperador não é o programa educacional Telecurso 2000 (1977-2008), mas a Globo usará a trama das seis para ensinar que a Terra não é plana. Nos próximos capítulos, Nélio (João Pedro Zappa) levará Dolores (Daphne Bozaski) para perto do mar e a explicará sobre a circunferência do planeta. 

Segundo antecipou a colunista Cristina Padiglione, a cena didática irá ao ar na próxima terça (19). Nela, o assessor de Tonico (Alexandre Nero) realizará o sonho da amada. "Tonico nunca me trouxe para ver o mar. É tão lindo. Não parece que lá no horizonte o mar se encontra com o céu?", dirá Dolores. 

"Sim, é um amor impossível. Parece que estão juntos, mas nunca vão se tocar", comentará Nélio, completamente apaixonado pela mulher do patrão. A personagem vivida por Daphne Bozaski não perceberá o galanteio porque ficará intrigada.

"E o que vem depois que o mar acaba? Como fazem os barcos? Caem no vazio? Num precipício?", questionará a menina, que não tem ensino formal. "Era assim que os antigos pensavam, mas a ciência já provou que a terra é redonda", explicará o rapaz.

Dolores ganhará aula de Nélio 

É hora da revisão!

Teimosa, Dolores não acreditará que o planeta não é plano. Com paciência, Nélio apontará para o final do horizonte, onde há uma embarcação no mar:

Está vendo aquele barco se aproximando? Estamos vendo apenas o mastro, o casco ainda não apareceu. Se a terra fosse plana, nós veríamos o barco inteiro. Mas a terra é redonda, por isso vemos primeiro o mastro e depois o casco vai aparecendo aos poucos. Isso acontece por conta da curvatura da Terra.

A personagem vivida por Daphne Bozaski se animará com a aula e fará questão de observar o ambiente para sanar sua dúvida: "Podemos esperar até ver o casco do barco aparecer? Aí sim vou acreditar no senhor!", finalizará. 

Única novela inédita da Globo no ar, Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#78 - Pilar vai do inferno ao paraíso em Nos Tempos do Imperador!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.