Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PAIXÕES DE GAVILANES

Novela amaldiçoada confirma fracasso e é cancelada pelo SBT após sete capítulos

REPRODUÇÃO/SBT

Cena de Paixões de Gavilanes. A atriz Rosário Montes está com um casaco de pele

Rosário Montes em Paixões de Gavilanes: SBT cancela exibição da novela após sete capítulos

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 24/5/2022 - 17h13

Após fracasso retumbante nos números de audiência desde sua estreia, Paixões de Gavilanes foi cancelada nesta terça-feira (24) no SBT. Apenas sete capítulos da trama foram transmitidos, das 14h às 15h. Com isso, a novela produzida pela Telemundo para o mercado latino nos Estados Unidos entra para a história da emissora como o folhetim estrangeiro que ficou no ar durante menos tempo. Amaldiçoada, a história já havia sido fiasco em exibição na RedeTV!.

Esse recorde até então era de Destilando Amor, mexicana que durou apenas 20 capítulos na programação, em 2007. Paixões de Gavilanes deixa a grade do SBT pelo menos motivo que Destilando Amor: índices na casa do 1 ponto, que faziam a emissora ficar até em quinto lugar nos números na Grande São Paulo. Nesta segunda (23), o folhetim obteve apenas 1,2 ponto de média e chegou a atingir 0,8 ponto --número ridículo para o padrão do SBT. 

Com isso, a emissora só continuará com a reprise de Carrossel (2012) e Esmeralda (2004) já a partir desta quarta (25), segundo comunicou sua assessoria de imprensa. O folhetim infantil ficará no ar das 12h às 13h15.

Já a trama protagonizada por Bianca Castanho será exibida das 13h15 às 15h na programação, com capítulos que vão durar 1h30. O programa Casos de Família entrará pontualmente às 15h. 

Paixões de Gavilanes era uma tragédia anunciada. O Notícias da TV informou a compra da novela em primeira mão em abril. A trama, na verdade, é a continuação de Paixões Ardentes, produzida em 2003 e exibida pela RedeTV! em 2004 no horário nobre. O SBT não explicou ao espectador que se tratava de uma sequência. 

Paixões de Gavilanes é protagonizada por Danna Garcia e Mario Cimarro. A novela conta a história de amor e desamor dos irmãos Reyes e das irmãs Elizondo, donos de grandes fazendas na Colômbia. A segunda temporada comprada pelo SBT avança 20 anos no tempo, traz novos personagens, mas resgata os antigos. 

Entre os atores conhecidos nessa nova temporada, está Juan Manuel Restrepo, protagonista de La Reina Del Flow, um dos grandes sucessos recentes da Netflix. A estreia de Paixões Ardentes 2 no mercado estrangeiro aconteceu em fevereiro. A Telemundo também não tem colhido bons números com a trama.

Paixões de Gavilanes é amaldiçoada

No Brasil, a primeira temporada de Paixões de Gavilanes foi exibida pela RedeTV! entre 29 de março e 30 de junho de 2004. Foi interrompida no capítulo 60 --sua primeira produção tem 180 capítulos. O motivo do corte foi o traço de audiência da novela, que nunca marcou mais do que 0,8 ponto na Grande São Paulo.

"A direção justifica ter tirado a novela do ar porque não dava audiência. Qualquer emissora tem autonomia para isso sempre que o produto não atende às expectativas", disse a RedeTV! à época. 

De forma surpreendente, a emissora recebeu reclamações de diversos fãs da trama, revoltados com a retirada abrupta da programação. Houve denúncias no Procon-SP, que decidiu processar a empresa por propaganda enganosa.

O Procon dizia que a RedeTV! fez com Paixões de Gavilanes 1 o mesmo que vender um livro sem as últimas páginas. O caso não deu em nada, e a RedeTV! não foi punida. A ver se o SBT pode ter o mesmo tipo de problema. A trama está disponível na Netflix.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.