Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

CONDE D'EU

Nos Tempos do Imperador: Isabel real fez 'milagre' com pênis de Gastão para ter filho

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com a atriz Giulia Gayoso à esquerda como Isabel e o ator Daniel Torres como o Gastão à direita em cenas de Nos Tempos do Imperador

Isabel (Giulia Gayoso) e Gastão (Daniel Torres) em Nos Tempos do Imperador: humilhações para engravidar

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 2/12/2021 - 6h30

Isabel (Giulia Gayoso) sofre por não conseguir dar um neto a Pedro (Selton Mello) em Nos Tempos do Imperador. Na vida real, a princesa também enfrentou uma série de dificuldades e até mesmo uma maratona de humilhações para finalmente engravidar. Ela se desdobrava em novenas e crendices populares que envolviam até mesmo o sisudo Conde d'Eu (1842-1922) --obrigado a lambuzar o pênis com sebo de bode.

A saga da fidalga para superar a "frigidez", como se chamava na época, é contada em O Príncipe Maldito, da historiadora Mary del Priore. O título do livro faz alusão a Pedro Augusto (1866-1934), primogênito de Leopoldina (1847-1871), que sonhava em um dia ocupar o trono do Brasil diante da esterilidade da tia.

A nobre não escondia dos mais próximos que se sentia envergonhada ao obrigar o marido, interpretado por Daniel Torres na ficção, a realizar uma série de simpatias. Para agradar à companheira, o francês praticava loucuras que iam desde as garrafadas de catuaba até invadir cemitérios para urinar pela argola de um sino.

Gastão ficava horrorizado de ter que passar sebo de bode, associado à virilidade, nas partes íntimas, mas a própria Isabel também se sujeitava a certos martírios. Ela tomava chá de diversas plantas que, segundo a sabedoria popular, ajudavam mulheres a engravidar --como erva de carrapato, figueira-do-inferno ou a sugestiva pombinha.

O folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão, se quiser, pode até deixar os detalhes mais sórdidos de fora e focar em uma viagem do casal a Nova Friburgo, no interior do Rio de Janeiro. A herdeira do trono já havia sofrido dois abortos e dado à luz a uma natimorta quando conheceu a Casa das Duchas do médico italiano Carlos Eboli (1832-1885).

O profissional de saúde introduziu as primeiras práticas de hidroterapia no Brasil, e as águas "santas" da cidade foram apontadas como as responsáveis pela primeira gravidez bem-sucedida de Isabel. Ela, então, se tornou mãe de Pedro (1875-1940), Luís (1878-1920) e Antônio (1881-1918).

A atriz Giulia Gayoso como Isabel conversa com um homem negro, de costas e parcialmente fora do quadro, enquanto é observada por Daniel Torres, o Gastão, em cena de Nos Tempos do Imperador

Isabel e Gastão na novela das seis da Globo

Isabel roubou o bebê de uma escrava?

Os registros históricos não dão conta de que Isabel teria tentado adotar o bebê de uma escravizada, uma licença poética de Nos Tempos do Imperador. A princesa da ficção fica obcecada por Esperança, principalmente depois que a mãe dela sumir no mundo e deixá-la sob os cuidados da filha de Teresa Cristina (Leticia Sabatella).

A personagem de Giulia Gayoso até comprará briga com Luísa (Mariana Ximenes) por conta do bebê, já que a preceptora não a apoiará. "A senhora é a futura imperatriz do Brasil. Não pode agir por impulso. Suas atitudes precisam ser calculadas com cuidado. Sua vida não pertence só a você", ralhará a professora da jovem.

Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#83 - Prêmio Notícias da TV: Os melhores do ano nas novelas!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Últimas de Nos Tempos do Imperador


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Pantanal perde audiência: novela está chata?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.