Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

O Tempo Não Para

Nelson Freitas interpreta vilão que se parece com próprio pai: 'Morreu de tristeza'

Reprodução/TV Globo

O ator Nelson Freitas em cena de Tempo de Amar, em que viveu o viciado em jogatina Bernardo - Reprodução/TV Globo

O ator Nelson Freitas em cena de Tempo de Amar, em que viveu o viciado em jogatina Bernardo

FERNANDA LOPES

Publicado em 3/12/2018 - 6h09
Atualizado em 3/12/2018 - 17h36

Nelson Freitas entra para a trama de O Tempo Não Para nesta semana e promete causar na pele de um vilão um tanto confuso. Ele interpretará Livaldo, pai de Samuca (Nicolas Prattes), que, após ficar sumido durante muitos anos, volta com dois objetivos contrastantes: conquistar o amor do filho e tomar a empresa dele. Emocionado, Freitas revela que a história de Livaldo e Samuca lembra muito a sua com o próprio pai. 

Em O Tempo Não Para, Livaldo é um malandro, galanteador e viciado em jogo que abandonou a família quando Samuca ainda era bebê. Ele até tentou se reaproximar ao longo dos anos, mas Carmen (Christiane Torloni) deu dinheiro para que continuasse longe e não mexesse com o filho.

A mãe do ator também fez algo parecido para mantê-lo longe do pai. "De uma forma diferente, quando eu era menino, minha mãe se separou do meu pai e não permitia que eu me aproximasse dele. Foi uma parte muito dolorosa da minha vida, da minha infância. Depois ela acabou conseguindo uma vaga para mim no Colégio Militar, e aí, sim, eu me afastei completamente do meu pai", explica o ator.

"Ele ficou tão triste que não segurou a onda. Meu pai morreu de tristeza, a gente sabe como é a depressão, o estrago que ela pode fazer numa pessoa. Ele tinha muito do Livaldo, embora o Livaldo não seja alcoólatra como ele era", continua.

"Minha mãe achava que estava fazendo o certo, que ele era uma influência péssima. E era mesmo, assim como o Livaldo. Após 56 anos de vida, me deparo com um personagem que é a cara do meu pai. É muito emocionante isso tudo para mim, estou vivendo momentos muito interessantes, de sair do estúdio e cair no choro", conta.

estevam avellar/tv globo

Nelson Freitas caracterizado como Livaldo, que aparecerá vestido de mulher na 1ª cena

Além do fator pessoal, a oportunidade em O Tempo Não Para é uma conquista profissional, segundo Freitas. Ele chegou a pedir para Silvio de Abreu, diretor de teledramaturgia da Globo, para fazer mais novelas. Essa já é a segunda neste ano (ele também esteve em Tempo de Amar).

"Faz parte de uma estratégia. Quando percebi que a disputa por personagens que tinham a minha natureza, galãs de meia-idade, era muito grande, decidi virar o rumo do meu barco para o humor, que é onde eu tinha facilidade. Deu certo, tanto é que depois eu não conseguia sair mais, acabei passando 17 anos nisso."

"Mas falei: 'Pronto, agora tá na hora de voltar para a dramaturgia'. E está sendo bacana, porque a própria empresa está me dando mais possibilidades de fazer papeis dramáticos de importância", celebra.

'Vilão boa-praça'
Freitas conta que o convite para participar da novela veio de surpresa, e ele teve pouco tempo para se preparar para o personagem. Descreve Livaldo como um "vilão boa-praça", que quer se vingar e dominar a Samvita, mas também tem sentimentos. 

"Hoje em dia, eu vejo que a tendência dos vilões é que ninguém é bom ou mau o tempo todo. Ele vai fazer o que tem de fazer, as estripulias dele, mas, por outro lado, vai se sentir mal por estar atrapalhando a vida do filho. Eu torço para que ele não faça muito mal ao pessoal, isso tudo é muito doloroso pra ele. Mas [enquanto isso] eu quero mais é tocar um rebu danado naquela novela", brinca.

Em sua primeira cena, o personagem aparecerá vestido de mulher, porque estará fugindo de seus inimigos ao ser encontrado por Lúcio (João Baldasserini). Livaldo levará broncas do filho e da ex-mulher, de quem até apanhará, mas Freitas afirma que tem sido um prazer contracenar com Christiane Torloni e Nicolas Prattes.

"Com a Christiane é uma delícia trabalhar. Nós já nos conhecemos há muito tempo, apesar de não termos contracenado antes na vida. Ela é uma estrela máxima, tem muito charme, uma inteligência emocional muito grande. Mas a maior surpresa pra mim foi o Nicolas. Ele tem 21 anos, mas parece que tem 51, só de carreira já tem 30. É muito focado, além de ser um cara bacana, educado, é de uma competência como ator surpreendente. Ele não perde nada, cria coisas. É um barato", elogia.

Resumos Semanais

Resumo dos capítulos da novela O Tempo Não Para - Notícias da TV

Sábado, 26/1 (Capítulo 155)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Segunda, 28/1 (Capítulo 156)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Os capítulos de O Tempo Não Para são fornecidos pelas emissoras; sujeitos a alteração sem aviso ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.