Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ALCOOLISMO

Mulheres Apaixonadas: Santana tem crise, bebe no banheiro da escola e é expulsa

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Vera Holtz caracterizada como Santana; ela tem os cabelos castanhos escuros na altura dos ombros e parece transtornada em cena de Mulheres Apaixonadas

Santana (Vera Holtz) em cena de Mulheres Apaixonadas; ela obrigará chefe a tomar providências

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 20/7/2023 - 16h30

Santana (Vera Holtz) extrapolará a boa vontade de Helena (Christiane Torloni) durante uma crise de abstinência em Mulheres Apaixonadas. Ela se trancará no banheiro da escola para poder bebericar vodca, mas será pega no flagra por Margareth (Laura Lustosa). A mãe de Clara (Alinne Moraes) reclamará com a diretora, que será obrigada a afastar a funcionária por algumas semanas na novela reapresentada pelo Vale a Pena Ver de Novo

A coordenadora sequer poderá argumentar, pois a relação delas já não é muito boa. Margareth nunca perdoou o fato de Helena não colocar Clara e Rafaela (Paula Picarelli) em turmas diferentes. A mãe não aceita a possibilidade de a filha ter um relacionamento homoafetivo e pensa ser obrigação da escola contornar isso. Ela faz reclamações recorrentes, mas a ex-mulher de Téo (Tony Ramos) sempre dá um jeito de driblá-las.

Desta vez, contudo, a ricaça terá um argumento capaz de desestruturar Helena. Ela contará que viu, com os próprios olhos, Santana se entocando de bebida no banheiro.

"A bagunça, a perversão e o caos que se transformou essa escola. Diante disso, não me admira que a minha filha tenha ido para o mal caminho. Se até os professores alcoólatras vocês estão tolerando aqui. E não se faça de desentendida, Helena. Eu não estou criticando, eu estou em pânico. Já te pedi para mudar a Clara de turma para ela se afastar dessa Rafaela!", reclamará.

A personagem de Christiane Torloni ficará tão abalada que até levantará de sua cadeira.  "E eu já falei para você que essa não é minha função. Eu não sou policial, eu sou diretora de uma escola. E depois, eu não vejo nenhum problema da Clarinha e da Rafaela estudarem na mesma turma", dirá.

"É claro que não, se até professora pode beber enquanto dá aula, imagina o que não acontece por aqui. Isso virou uma boate, uma escola permissiva, uma verdadeira bagunça!", interromperá a mãe, revoltada.

A mulher cobrará a diretora por uma providência. Depois, mudará de ideia, afirmará ter certeza de que Helena não fará nada e ameaçará falar com Lorena (Susana Vieira).

Para evitar que a situação se alastre e acabe com a demissão de Santana, a mãe de Lucas (Victor Cugula) decidirá ter uma "conversa séria e definitiva" com a alcoólatra.

A professora entrará na diretoria em silêncio, se acomodará numa cadeira e esperará a colega falar. Helena, por sua vez, descreverá a conversa que teve com Margareth.

"É claro que eu disse que não, que ela estava enganada, mas ela disse que não, que viu mesmo. E agora vai falar com a Lorena. Me diz o que eu faço. O que eu faço? Eu pedi tantas vezes, eu implorei, eu avisei a você: um dia alguém vai te pegar bebendo. Não deu outra!", reclamará ela.

Só que agora chegou um ponto que eu não tenho mais como segurar. Eu sei que não adianta nada eu estar te falando isso. Porque você não dá a mínima para esse seu emprego. Porque se você se importasse, claro, se você me ouvisse, se você tivesse ido se tratar... Mas não, você continua bebendo dentro da escola! Pô, eu pedi tanto! Tanto! 

A personagem de Vera Holtz ouvirá tudo cabisbaixa, mas levantará a cabeça quando Helena fizer uma pausa. "Vai me mandar embora?", perguntará ela, que se surpreenderá com a resposta:

Eu vou ter que te afastar por um tempo. As coisas não podem continuar desse jeito, especialmente diante da ameaça da Margareth de conversar com a Lorena. Será que você não percebe que essa era a grande chance que ela estava esperando para se vingar porque eu não troquei a filha dela de turma?

A veterana colocará a cabeça nas mãos e começará a chorar. "Eu não posso perder esse emprego, Helena. Pelo amor de Deus, não faz isso comigo. Não posso perder esse emprego", sussurrará ela, entre as lagrimas. "Você dá aula em mais duas escolas. Ué, vai se segurando por lá até a poeira baixar, até eu ver o que posso fazer", aconselhará a diretora.

A professora, então, admitirá que foi mandada embora das outras escolas. Helena a abraçará, mas terá de se manter firme em sua decisão. "Eu disse que ia morrer se tivesse que fazer isso. Lembra? Você pode ter certeza que eu estou sofrendo tanto ou mais do que você", arrematará. Ela levará a amiga para casa e tentará fazer o possível para readmiti-la mais tarde.

Mulheres Apaixonadas foi exibida originalmente em 2003, mas ganhou uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo em 2008 e no Viva em 2020. A novela foi escrita por Manoel Carlos, que completou 90 anos em março.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.