Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CLIMÃO

Mãe de Fred, Eleonora encurrala Raquel e implora ajuda em Mulheres Apaixonadas

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com uma foto de Joana Medeiros, a Eleonora, e outra de Helena Ranaldi, a Raquel, em cena de Mulheres Apaixonadas

Eleonora (Joana Medeiros) e Raquel (Helena Ranaldi) em confronto de Mulheres Apaixonadas

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 16/6/2023 - 16h30

Eleonora (Joana Medeiros) ficará no mínimo encucada quando descobrir a proximidade de Fred (Pedro Furtado), seu filho, com uma professora em Mulheres Apaixonadas. Mas ela chegará ao limite de sua curiosidade quando descobrir que o rapaz passeou pela cidade com Raquel (Helena Ranaldi), como se fossem melhores amigos de escola. Ressabiada, a mãe do jovem irá até a casa da docente e a confrontará sobre a relação com o aluno na novela reapresentada pelo Vale a Pena Ver de Novo.

A personagem de Joana Medeiros se tranquilizará durante o encontro --achará a professora digna e confiável--, e, então, aproveitará para fazer um pedido a ela. Preocupada com a timidez do filho, a dondoca pedirá para que a educadora física observe a relação dele com os colegas e lhe dê uma espécie de boletim sobre o estado dele. A personagem de Helena Ranaldi aceitará o pedido sem pestanejar.

As duas devem ter o embate ainda na próxima semana, quando Eleonora simplesmente aparecer na porta de Raquel. A empregada até tentará dispensá-la, mas a funcionária de Lorena (Susana Vieira) permitirá que ela entre e despeje suas reclamações.

 "É que você é nova na escola, e eu conheço praticamente todos os professores do Fred", se justificará ela. É uma tradição que a Helena [Christiane Torloni] e a Lorena gostam de manter, essa integração entre professores e pais. E isso é muito bom, porque sabemos sempre com quem estamos lidando. Eu sou capaz de saber mais sobre os professores do Fred que ele mesmo", alfinetará ela.

A docente apenas dará um breve sorriso e concordará com a importância de os pais se interessarem na vida escolar de seus filhos. Mas Eleonora a cortará e continuará seu discurso: "Algumas amigas dizem que eu tenho uma preocupação excessiva com o Fred, mas ele é um menino tímido, introvertido, está numa idade delicada, não tem o convívio diário com o pai... Ou seja, todo o cuidado é pouco".

"Eu acho o Fred um menino bem equilibrado. É um pouco tímido, é verdade, mas a timidez tem seu charme... Né? As meninas gostam muito de rapazes tímidos... Ele deve fazer sucesso com as meninas...", deixará escapar a professora.

"Não sei exatamente quem ele puxou, porque nem eu nem o pai dele somos tímidos. Eu diria no máximo que sou uma pessoa reservada. Mas como crio o Fred praticamente sozinha, eu me preocupo com quem ele está, aonde vai. Se eu pudesse, eu gostaria de saber até o que ele pensa", dirá a superprotetora. Raquel afirmará que ela devia confiar nos valores que transmitiu ao menino, uma vez que ele faz jus à educação que tem. Mas a dondoca será incisiva:

Fico sempre atenta para que esses valores não se percam. Ficamos sabendo de tantas histórias de pessoas consideradas e tidas como pessoas de boa índole, boa formação, que acabam se envolvendo em situações trágicas. Exemplos não faltam. A dependência, seja ela a alguém ou a alguma coisa, me apavora.

Elas jogarão mais conversa fora, sempre em tom ameno, até que a bacharel em Educação Física admitirá que foi casada com um homem durante oito anos, mas se separou recentemente. Eleonora tecerá breves comentários educados, se levantará e irá embora.

Será aí que Yvone (Arlete Heringer), a empregada de Raquel, fará uma observação bombástica: "Você sabe pra que ela veio aqui, né? Porque tá desconfiada que você e o filho dela... Você sabe do que eu estou falando. O menino tá se apegando a você, e você a ele. Eu percebi. E ela, que é mãe, deve ter percebido também". A patroa desviará do assunto, mas ficará encucada.

Mulheres Apaixonadas foi exibida originalmente em 2003, mas ganhou uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo em 2008 e no Viva em 2020. A novela foi escrita por Manoel Carlos, que completou 90 anos em março.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.