Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REJEITADA POR JACÓ

Michelle Batista diz que martírio de Lia em Gênesis ensina mulherada: 'Amor-próprio'

REPRODUÇÃO/RECORD

Michelle Batista em cena como Lia em Gênesis

Michelle Batista em cena como Lia em Gênesis; atriz vive mocinha sofredora na Record

ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 16/8/2021 - 6h30

Uma mocinha sofredora rejeitada pelo marido. Essa é Lia, personagem de Michelle Batista em Gênesis. A primeira mulher de Jacó (Miguel Coelho) vive à espera de que seu parceiro demonstre algum amor na relação. Ela ainda vive um martírio por não ser a eleita no coração herdeiro de Isaque (Henri Pagnoncelli). Para a atriz de 35 anos, o padecimento de sua heroína romântica é uma lição para a mulherada. Ensina a ter "amor-próprio".

No enredo de Gênesis, Jacó e Lia tiveram um casamento arranjado --forçado, na verdade-- pelo pai da moça, Labão (Heitor Martinez), que trocou as noivas na noite da cerimônia. O rapaz era prometido de Raquel (Thaís Melchior), mas após consumar a união com a irmã dela, precisou engolir o matrimônio. Ele foi dopado e confundiu as duas na hora H.

A história tenebrosa para qualquer casal se tornou um triângulo amoroso que divide os telespectadores de Gênesis. De um lado, Lia é a garota sentimental que nutre um amor pelo marido e espera reconhecimento dele a cada filho que ela lhe dá --serão sete ao todo. Do outro lado, há Jacó, que só tem olhos para Raquel.

Na fase atual de Gênesis, a personagem de Michelle sofre uma humilhação atrás da outra desde a infância. Acusada de causar a morte da própria mãe, ela foi criada pelos servos. Na adolescência, foi dispensada por inúmeros pretendentes por ser miúda. Por fim, foi forçada a se casar com Jacó e por ele é rejeitada dia após dia.

O eleito, no entanto, cumpre as funções de marido por uma ordem do sogro. Por isso, a mocinha engravidou e começou a formar família com o homem de que gosta. A cada bebê, ela acha que terá enfim uma demonstração de afeição do parceiro. Em vão.

Para Michelle, a aflição da jovem virtuosa pode servir de ensinamento para as mulheres que conferem os capítulos da novela da Record. A personagem da atriz tem fé nela e nos outros, mas a cada tombo aprende a construir sua autoestima.

"Lia vai entender aos poucos que não serão os filhos que vão trazer o amor de Jacó, mas o amor-próprio dela, a confiança, a segurança e a sua fé na vida. Filho realmente é um laço eterno com uma pessoa, mas a união e o desejo de estarem juntos como família independe disso, com certeza", analisa ela para o Notícias da TV.

"Como sempre falo, a trajetória de Lia é uma jornada de fé. Mesmo quando todos desacreditavam dela --a família, o marido, os pretendentes--, ela nunca perdeu a esperança de dias melhores. O que há de melhor nela é essa confiança nela mesma, a fé no amor e na vida. Essa perseverança e esse encorajamento servem para mulheres de todas as épocas, sem dúvida", considera.

Apesar de transparecer força e empoderamento feminino ao público que confere a novela em casa, Michelle admite que vivenciar o tormento de Lia diariamente é algo que lhe consome. Depois de um dia de gravações, ela sente na pele o peso de ser uma mulher repudiada pelo companheiro.

"É um trabalho muito intenso mesmo. Quando a gente passa um dia inteiro chorando, o cérebro sabe que aquilo é um trabalho, mas o corpo chora de verdade e se cansa. Ficamos cansadas naturalmente", confidencia.

"Como atriz, é [preciso] saber fazer o exercício de deixar a personagem nos estúdios e ir para casa descansar e acalmar o coração. São muitos anos fazendo isso, e a gente vai aprendendo a lidar com as emoções. E, na medida do possível, separar a pessoa da personagem", indica.

reprodução/record

Jacó (Miguel Coelho) e Lia (Michelle Batista) em Gênesis

Rixa com irmã em Gênesis

Em Gênesis, Lia também vive uma relação conturbada com Raquel, sua irmã mais nova. A moça é a paixão de Jacó e disputa com ela a atenção do trabalhador. Ressentida, casou por interesse para se tornar rica e poder sair da aba do pai. A personalidade das irmãs lembra duas gêmeas famosas da dramaturgia: Ruth e Raquel de Mulheres de Areia (1993), interpretadas por Gloria Pires.

Na trama da Globo, Ruth era boa, e Raquel má. Na Record, Lia é boa e Raquel é péssima. "Nessa comparação, a Lia certamente seria a Ruth mesmo (risos). Acho que o mais legal para a gente pensar no conflito entre essas duas irmãs é que elas têm uma maneira de ver o mundo muito distintas", aponta.

"O abismo entre elas é um problema ético, cada uma entende as regras da vida de uma maneira. A Lia pensa mais no coletivo, enquanto a Raquel se preocupa mais em garantir o seu futuro. Uma acredita no amor, e a outra busca a riqueza", julga.

Por curiosidade, Michelle tem uma irmã gêmea na vida real, a atriz Giselle Batista. Obviamente, as duas têm personalidades diferentes, mas não há uma malvada na família.

"Como gêmea na vida real, posso dizer que a pergunta que eu mais escuto na vida é se eu sou a Ruth ou a Raquel (risos). Mas a gente sabe que, na realidade, esse antagonismo de gêmeas não é uma regra, é só uma construção dramatúrgica que ficou no imaginário popular", diverte-se.

Michelle e Giselle, aliás, são mais do que unidas. As duas lideram um canal no YouTube, o GiMi, com conteúdo que vai de curiosidades da carreira artística a entrevistas --Thaís Melchior e Miguel Coelho já passaram por lá.

"Muitas vezes tenho que gravar no meu único dia de folga da semana, mas vale a pena. Requer muita organização da nossa parte, mas estamos muito felizes com os resultados. O retorno do público é bem grande, e estamos muito contentes", comemora a intérprete de Lia.

Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia. O folhetim é dividido em sete fases, e, atualmente, a Record exibe a sexta --Jacó. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica o resumo da novela bíblica.

Veja vídeos e fotos de Michelle Batista em Gênesis:

Confira vídeo de Michelle Batista em seu canal no YouTube:


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#69 - Tudo sobre Nos Tempos do Imperador, nova novela das seis!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro

Segunda, 22/11 (Capítulo 220) 
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.