Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HOMENAGEM

Mezenga de O Rei do Gado vira grife nas roupas dos peões de Pantanal

TV GLOBO/ JOÃO MIGUEL JÚNIOR

José Loreto grava cena com expressão séria, andando a cavalo, como Tadeu em Pantanal, novela das nove da Globo

Tadeu (José Loreto) tem marca de O Rei do Gado (1996) bordada em sua camisa na novela Pantanal

MARCELA ALMEIDA

marcela@noticiasdatv.com

Publicado em 19/4/2022 - 15h59

A marca de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes), protagonista da novela O Rei do Gado (1996), foi bordada nas roupas de alguns peões de Pantanal. A figurinista da trama, Marie Salles, é fã de Benedito Ruy Barbosa, criador de ambas as sagas rurais, e decidiu homenageá-lo com uma grife de um dos seus folhetins de sucesso na Globo.

Tadeu (José Loreto) já apareceu em cena com camisa da marca Mezenga’s na novela das nove da Globo. Para quem não sabe, em O Rei do Gado, o personagem de Antonio Fagundes era um latifundiário pecuarista, que vivia um romance com a boia-fria Luana (Patricia Pillar).

Os dois eram herdeiros de famílias de imigrantes italianos rivais, os Mezenga e os Berdinazi, que enricaram no Brasil com criação de gado e também plantações de café.

"É muito comum no Mato Grosso do Sul, os peões usarem camisas com marcas e bordados de cavalos e bois. Com isso, criei a marca Mezenga’s para homenagear o Benedito. Eu fui assistente de figurino da Yurika Yamasaki, em O Rei do Gado. Foi o meu primeiro trabalho, na verdade. Então, tem um sentimento de gratidão muito grande envolvido!", explicou Marie em entrevista ao site oficial da novela no Gshow.

divulgação/tv globo

Antonio Fagundes caracterizado como Mezenga de O Rei do Gado

Antonio Fagundes como Bruno Mezenga 

A funcionária da Globo ainda contou outras curiosidades da produção de figurinos dos personagens de Pantanal. Cada um dos protagonistas recebem um guarda-roupa com 50 figurinos.

Para as gravações no Pantanal foram enviadas 170 caixas com roupas. "Todas as sujeiras de barro nas botas, calças e chapéus dos peões são feitas de cera de abelha", detalhou a profissional.

Ela conta, por exemplo, que as peças usadas por Alanis Guillen, a Juma, passam por um processo para ficarem envelhecidas. "São todas feitas pelas costureiras dos Estúdios Globo [no Rio de Janeiro]. Eu mudo a cor do tecido e usamos água sanitária para deixá-las com aparência de gastas e desbotadas."

A novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, que criou a história.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#97 - Jove desaparece e fica de cara com a morte" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.