Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FAMÍLIA GLOBAL?

Benedito Ruy Barbosa é parente de Marina Ruy Barbosa? Entenda a relação

Divulgação/TV Globo

Montagem de Benedito Ruy Barbosa segurando um microfone, Marina Ruy Barbosa posando com vestido e batons vermelhos

O autor de novelas e a atriz global não são parentes, mas já brincaram com confusão comum

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 17/4/2021 - 9h00

Quando Benedito Ruy Barbosa chegou à TV Globo, como autor da novela O Feijão e o Sonho (1976), Marina Ruy Barbosa ainda nem tinha nascido. Quase 30 anos depois, a ruiva estreou na emissora como a Aninha de Começar de Novo (2004). O sobrenome em comum chamou a atenção, mas desde o início da fama a atriz ressalta: ela não é parente do dramaturgo.

Apesar de não ser parte da família do autor, a jovem de 25 anos tem outras pessoas importantes entre seus antepassados. Seu avô foi Armando Braga Ruy Barbosa, diplomata durante o século 20, enquanto seu tataravô foi Ruy Barbosa de Oliveira. Este último é o homenageado em avenidas, faculdades e outras instituições, já que teve um trabalho importante durante o começo da república brasileira.

Por outro lado, a origem do nome de Benedito Ruy Barbosa é diferente. Seus pais foram Aurora Medeiros Barbosa e Otávio Barbosa. Ou seja, o "Ruy" é um segundo nome, e a intenção do pai foi justamente fazer um tributo ao tataravô da atriz.

A pergunta sobre o parentesco é comum, e já virou brincadeira entre os dois. Marina Ruy Barbosa contou a O Fuxico que Benedito assinou o exemplar de seu livro Autores - História da Teledramaturgia com um "Para minha neta".

Logo que se casou com Xande Negrão, seu ex-marido, ela também brincou sobre a confusão. "Agora eu sou parente de dois autores, Benedito Ruy Barbosa e Walther Negrão", publicou em seu Twitter.

Ao mesmo tempo, o engano ainda é responsável por acharem que a ruiva foi colocada na carreira com alguma "mãozinha".

Durante uma entrevista ao jornal Extra, Marina reforçou que tem orgulho de ter chegado à Globo sem intervenção de nenhum parente. "Acho legal poder dizer que não recebi nenhuma ajudinha para conseguir realizar meu sonho", afirmou.

Netos de verdade

Da família do autor, quem chegou à TV foi a também atriz Paula Barbosa, sua neta de verdade. Filha da escritora de telenovelas Edilene Barbosa, ela já atuou como Olga em I Love Paraisópolis (2015), Gina em Meu Pedacinho de Chão (2014), Debora em Amor Eterno Amor (2012) e Edith em Paraíso (2009)

A atriz revelou a O Globo que sofreu preconceito pelo parentesco. "Quando comecei na TV, o pessoal pegou um pouco pesado por eu ser neta dele, sabe?", desabafou.

Outro membro da família que trabalha no meio é Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa que tem a mesma profissão do avô. Ele é o autor responsável pelo remake de Pantanal (1990), que a Globo pretende estrear ainda em 2021. A mãe de Bruno, Edmara Barbosa, também assinou remakes de obras do pai ao lado da irmã, Edilene. Fica tudo em família, afinal...


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.