Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REALIDADE

Mar do Sertão usa humor para tratar a fome: 'É rindo que se castiga os costumes'

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Enrique Diaz e Clarissa Pinheiro estão caracterizados como seus personagens em Mar do Sertão

Timbó (Enrique Diaz) e Tereza (Clarissa Pinheiro) são um casal amoroso em Mar do Sertão

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 24/8/2022 - 6h20

Em Mar do Sertão, Tereza (Clarissa Pinheiro) e Timbó (Enrique Diaz) são dois sobreviventes da seca e da vida agreste a que muitas famílias experimentam há gerações. Mas no lugar da tristeza pela pobreza --que inclui ainda a fome-- os dois personagens exalam humor e leveza na novela das seis da Globo.

"Eles estão ali no lugar da fome mesmo, então tem esse jogo da novela entre drama e crítica social, que vão sendo tratados de uma maneira muito divertida. A gente está falando de uma coisa que hoje em dia está cada vez mais gritante, cada vez mais séria, cada vez mais urgente, então o fato de a gente lidar com isso com humor não pode tirar a seriedade do assunto", opina Enrique Diaz.

Pais de sete filhos --apenas três vingaram --, Tereza e Timbó são amorosos e têm uma família estruturada apesar das adversidades. "Apesar dessa realidade muito castigada e de serem muito pobres, eles são muito ricos de valores e têm muita dignidade. A casinha, mesmo simples, é muito arrumada, ela arruma as coisinhas do Timbó, ela cuida desses filhos, ela bota ordem nessa casa, e ele, faz as trambicagem dele se achando mais esperto do mundo, mas não deixa faltar em casa", explica Clarissa.

A ideia do autor Mario Teixeira é retratar o Nordeste como um lugar alegre e colorido. Mas o novelista não poderia deixar de registrar problemas que acometem a região e o país como um todo, como a miséria:  "A história do nosso país sempre se repete. É uma história de exploração, de penúria, de concentração de renda. Isso é uma inspiração constante para o bem ou para o mal".

É por isso que o autor decidiu criar os personagens -- m especial Timbó e Tereza-- no limiar do humor e do drama. "Eu acho que essa é a essência do folhetim. A comédia é sempre uma alegoria da realidade, eu não tenho uma forma melhor de retratar essa realidade que fazendo troça dela, né? Alguém já disse que é rindo que se castiga os costumes, eu concordo plenamente com isso", explica Teixeira.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Mar do Sertão e outras novelas.


Resumos Semanais

Mar do Sertão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 18/3

Sexta, 17/3 (Capítulo 179)
Capítulo não divulgado pela emissora. Sábado, 18/3
Reapresentação do último capítulo. Os capítulos de Mar do Sertão são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio Inscreva-se no canal do Notícias da TV ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.