Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LARISSA NUNES

Letícia de Além da Ilusão, atriz luta para ter referências de época: 'Racismo'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Atriz Larissa Nunes olha para Matheus Dias, que surge de costas em cena de Além da Ilusão

Em Além da Ilusão, Larissa Nunes vive Letícia, personagem que se vê em um triângulo amoroso

GUILHERME MACHADO

guilherme@noticiasdatv.com

Publicado em 13/3/2022 - 6h30

Em Além da Ilusão, Larissa Nunes interpreta Letícia, uma professora que ajuda seus alunos da vila operária da tecelagem a sonharem com um futuro melhor. Para viver a personagem, a atriz foi atrás de referências de mulheres que viveram no Brasil durante a década de 1940, na qual a novela das seis da Globo se passa. Entretanto, a artista teve muita dificuldade para encontrar imagens que lhe dessem um norte.

"Comecei com muitas imagens, mas não eram exatamente de professoras. Fui pesquisar, principalmente, quem poderia ser a Letícia nos anos 40 no Brasil. Fui procurar saber a história das mulheres nos anos 1940. Tive uma grande dificuldade de encontrar dados, registros de mulheres negras nesse período. Não conseguia encontrar fotos", destaca ela em entrevista ao Notícias da TV

Inclusive, a atriz, que já atuou em outras produções de época como a série Coisa Mais Linda, da Netflix, relata que essa luta para encontrar documentos sobre mulheres negras no país não é nova. 

"É reflexo do racismo estrutural. As pessoas não tinham interesse de registrar essas mulheres e o modo de vida delas. Eu venho de uma série de trabalhos de época, e a cada época que pesquiso sinto mais dificuldade ainda. Não é tão fácil encontrar coisas em que possa me espelhar. Passei a refletir muito sobre isso, acho que é um processo que falta ao Brasil, de ter registros sobre o que fazíamos depois da escravidão", ressalta a artista.

Para dar vida à educadora, Larissa ainda buscou inspirações dentro de sua família e fez até um resgate da própria infância. Ao mesmo tempo, ela também procurou fontes diversas como o filme O Mágico de Oz (1939), focando sobretudo na protagonista Dorothy, interpretada por Judy Garland (1922-1969). 

"Tem essa doçura que pesquisei muito para a Letícia. Até para quebrar um pouco esse estigma de uma professora negra que teve uma vida difícil. Fui em outras personagens que me ajudaram a construir ela", frisa.

Fui atrás das minhas professoras que me ensinaram no ensino médio e fundamental, da minha professora de teatro. Todas contaram para mim o que é lecionar, principalmente o que é lecionar para crianças. A Letícia é responsável pela formação das crianças e pode dar possibilidade a elas de não serem só trabalhadoras da tecelagem. 

Triângulo amoroso conturbado

Fora da sala de aula, Letícia enfrenta uma sequência de dramas. O mais latente deles na atual fase do folhetim é a decisão de seu amado, Bento (Matheus Dias), de se alistar para lutar na Segunda Guerra Mundial ao lado de Lorenzo (Guilherme Prates), amigo de infância dos dois, que secretamente guarda uma paixão pela professora.

Larissa Nunes adianta que a situação só ficará mais conturbada, pois não apenas esse triângulo amoroso começará a ficar complexo, como a personagem terá que lidar com problemas familiares enquanto seus confidentes estiverem no conflito. 

"É um triângulo amoroso não convencional. Até o triângulo se formalizar, muitas coisas acontecem. Ela vive toda essa angústia de ver o amigo e o amor da vida dela tão longe, podendo morrer. Ela tem que lidar ainda com a vida na vila operária, com o drama do pai dela com a bebida, a gravidez da mãe. Ela vive desafios após os grandes parceiros dela irem para a guerra", conta.

Acho que o público vai aprender com a Letícia que, por mais que a gente viva dificuldades, sempre encontramos um jeito de fazerem as coisas darem certo. Acho que ela sempre dá um jeito de tocar a vida e seguir com esperança. Ela vai e faz acontecer, é determinada e não deixa de sonhar. Depois de tudo que passamos e ainda estamos enfrentando [no mundo], a possibilidade de continuar sonhando é uma ferramenta para mudar nosso presente. 

Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#93 - Troca de casais em Um Lugar ao Sol!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.


Resumos Semanais

Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8

Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.