Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RANCOROSO

Leônidas nega perdão ao pai no leito de morte em Além da Ilusão: 'Não precisam'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Eriberto Leão com expressão séria em cena como Leônidas na novela Além da Ilusão

Leônidas (Eriberto Leão) recusará pedido de perdão de Bartolomeu (Paulo Carvalho) na novela

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 14/7/2022 - 15h00

Leônidas (Eriberto Leão) deixará o rancor falar mais alto ao encontrar o pai prestes a morrer em Além da Ilusão. Bartolomeu Lobato (Paulo Carvalho) implorará o perdão do filho e pedirá para ele cuidar de Anastácia (Dani Moreno) e do meio-irmão após sua partida. "Não precisam de mim", negará o ex-tecelão na novela das seis da Globo.

No folhetim de Alessandra Poggi, a ex-noiva de Leônidas o procurará e avisará sobre o grave estado de saúde do renomado psiquiatra. No primeiro momento, o ex-estudante de Medicina se recusará a reencontrar o genitor.

Mas Heloísa (Paloma Duarte) convencerá o marido a mudar de ideia: "É a última oportunidade de perdoar o seu pai. Se não for vê-lo, pode se arrepender e será tarde demais". No capítulo da próxima segunda-feira (18), o amargurado viajará até o Rio de Janeiro para ver o doente.

Com tuberculose, Bartolomeu aparecerá debilitado na cama e tossindo muito. "Meu filho, obrigado por ter vindo. Eu não quero morrer sem o teu perdão", vai se emocionar o médico, segurando a mão do herdeiro.

Incomodado, Leônidas tirará a mão do pai e retrucará: "Com tantos anos de experiência trabalhando com pessoas, devia saber que confiança é o que inspira o amor. Quando roubou minha noiva, destruiu esses dois sentimentos que eu nutria pelo senhor". "Eu não me apaixonei pela Anastácia de propósito. Aconteceu. E quando descobri que era correspondido, achei que merecia viver essa felicidade", afirmará o moribundo.

"Às custas da minha tristeza? Seu único filho?", debochará o administrador da fazenda Camargo. "Eu me consolava na esperança de que, um dia, você viesse a entender e até me perdoar. Jamais poderia imaginar que você fosse largar a família, os estudos. Me perdoa, eu imploro", pedirá Bartolomeu, sofrendo.

O cunhado de Violeta (Malu Galli) ignorará o apelo do psiquiatra e o mandará descansar. "Se é tão difícil me perdoar, eu te peço que, ao menos, você perdoe a Anastácia... E ajude a criar o Pedrinho, meu filho, teu irmão", insistirá o tuberculoso. "Eles não precisam de mim", rejeitará o ex-operário.

"Anastácia não tem família, é só no mundo, como você bem sabe. Sei que não tenho direito de lhe pedir nada, mas pense com o coração. Tenho certeza que você há de ajudar sua madrasta e seu meio-irmão", dirá Bartolomeu, que adormecerá na sequência.

Dani Moreno com Paulo Carvalho em Além da Ilusão

Anastácia e Bartolomeu em cena da novela

Acerto de contas

Um pouco depois, o amigo de Matias (Antonio Calloni) aparecerá conversando com a ex-noiva. "Não imagina a falta que Bartolomeu sentiu de você todos esses anos. Gostaria que entendesse que o que aconteceu não foi culpa de ninguém", afirmará Anastácia.

"Eu te amava muito", sofrerá o traído. "Eu sei. E imagino a dor que sentiu quando tudo aconteceu. Mas é importante que saiba que eu nunca quis te magoar. Só que a vida me colocou numa encruzilhada terrível: era tua noiva e me apaixonei pelo teu pai. Uma paixão que resiste até hoje. Eu amo o Bartolomeu", explicará a madame.

"Não duvido. Vejo que são felizes, criaram uma família. Já eu... Eu vivi um luto sem fim. De uma só tacada, perdi minha noiva e meu pai", disparará o rancoroso. "Me explica, Leônidas: veio aqui pra acertar as contas comigo e aumentar a culpa do teu pai em seu leito de morte ou para nos perdoar?", rebaterá a mulher.

Bartolomeu morre

O ex-tecelão admitirá que Heloísa já o aconselhou a perdoar o pai. "É um homem generoso e de bom coração. Tenho certeza de que vai ficar moído pelo remorso se não fizer isso", afirmará a personagem de Dani Moreno. A conversa dos dois será interrompida pelo despertar de Bartolomeu, que tossirá incessantemente.

"Não me deixa partir sem o teu perdão!", implorará o psiquiatra novamente. Leônidas, então, cederá aos apelos do doente: "Pai, me escuta. Não chora. A paixão te cegou, mas o amor entre vocês dois sempre foi verdadeiro. Não uma frivolidade. E é por isso que eu te perdoo", dirá o aspirante a terapeuta.

"Perdoa? Me perdoa?", vai se surpreender Bartolomeu, já perdendo as forças. "Eu perdoo, sim", repetirá o amargurado. "Ouviu isso, Anastácia? O meu filho me perdoa! Você me tirou um peso enorme, filho. Agora já posso descansar em paz", afirmará o médico, aliviado antes de partir. O psiquiatra dará o último suspiro e morrerá nos braços do personagem de Eriberto Leão.

A atual novela das faixa das 18h será substituída em 22 de agosto por Mar do Sertão, escrita por Mario Teixeira e protagonizada por Isadora Cruz, Renato Góes e Sergio Guizé. Confira os resumos da novela das seis da Globo que o Notícias da TV publica diariamente.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#109 - Velho do Rio leva mensagem bombástica a Juma em Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.


Resumos Semanais

Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8

Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.