NOVA NOVELA
JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO
Em Pantanal, Renato Góes será José Leôncio, um homem obrigado a assumir o legado do pai
Renato Góes decidiu aproveitar ao máximo a experiência de morar durante alguns dias no Pantanal enquanto gravava a próxima novela das nove da Globo. Ele será José Leôncio na primeira fase e mergulhou de cabeça para entender bem a região que dá nome ao folhetim. Seu passatempo consistia em tomar banhos de rio, inclusive, com algumas visitas da fauna local.
"Vi uma onça pela primeira vez e ela estava tomando banho no rio em que eu estava. É o momento que elas vão sair mesmo. No calor, elas vão procurar uma água para se banhar. Imagino que seja mais fácil de ver. Assim como deve ser com outros bichos. Realmente vi dois pantanais diferentes em um curto espaço de tempo", diz o ator em entrevista à Globo divulgada para a imprensa.
Em algum momento alguém comentou: 'olha que papagaio folgado, fica derrubando nossas mangas'. Aí eu falei: é sério? Tu constrói o negócio no meio da floresta das meninas, ela está aqui pegando uma manguinha pro filho, e tu está reclamando? Folgado é tu [risos].
Embora tenha aproveitado a experiência, o intérprete não nega que o ritmo intenso de gravações no bioma foi um tanto desgastante. "Para mim não foi tranquila, porque eu gravava todos os dias, gravei bastante coisa mesmo. O meu corpo cansava, mas acordava zerado, novo, porque foi muito bom de fazer. Sabe quando você malha pela manhã e está mais disposto para o dia? Eu me sentia assim", relata.
O ator afirma que o contato com a natureza e com os animais serviu como uma forma de se reconectar consigo mesmo. "Um dia era sempre melhor que o outro. Nos momentos de folga eu só descansei. Levamos boi de uma fazenda para outra. Estávamos realmente vivendo as coisas. No dia a dia eu vivia o personagem. No domingo, eu tirava para de fato me reconectar com o que eu queria. Para entender o que eu queria para a semana, dentro do quarto, quieto."
No folhetim, José Leôncio é um homem que se vê obrigado a tocar os negócios do pai, Joventino (Irandhir Santos), após seu desaparecimento. No meio deste turbilhão, ele recebe a visita de uma velha amiga, Filó (Letícia Salles), uma prostituta com a qual ele se relacionou no passado.
"Quando me enviaram todas as características da personagem, comecei a buscar na internet imagens da novela, vídeos, assisti às meninas que viviam nas currutelas, vi algumas entrevistas. A experiência mais incrível foi depois que eu cheguei no Pantanal", relata Letícia, que já estreia na TV no horário nobre.
"Eu já estava construindo essa personagem antes, mas estar ali, nessa vivência do dia a dia, nos aproxima ainda mais. A gente está no ambiente propício para isso", complementa.
Remake da obra de Benedito Ruy Barbosa, a nova Pantanal é escrita pelo neto do autor, Bruno Luperi, e teve sua estreia na emissora confirmada para 28 de março.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#90 - O que vem por aí na nova fase de Além da Ilusão" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.