Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

LUA SOBERANA

José Inocêncio falido? Realidade joga contra Renascer, e cacau bate preço recorde

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Marcos Palmeira segundo um jornal intitulado Correio da Bahia em cena de Renascer como José Inocêncio

José Inocêncio (Marcos Palmeira) lê o jornal em Renascer; realidade jogou contra a novela

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 19/2/2024 - 21h00

O remake de Renascer exibiu um longo diálogo na semana passada sobre a crise do cacau no sul da Bahia. José Venâncio (Rodrigo Simas) explicou ao irmão, o ganancioso José Bento (Marcello Melo Jr), que os preços do produto já não são os mesmos do passado. Só que o noticiário econômico decidiu jogar contra a novela das nove da Globo.

O folhetim de Bruno Luperi ainda exibiu um navio cheio de cacau vindo da África, trazido por atravessadores para derrubar o preço da produção local. José Inocêncio (Marcos Palmeira) foi um dos poucos fazendeiros que resistiu na região, mesmo que não tenha em mãos a fortuna esperada por José Bento.

A realidade, às vezes, prega mesmo uma peça em produções que são abertas como uma novela. O roteirista e sua equipe se baseiam obviamente em uma série histórica, na qual o cacau vem de sucessivas quedas e realmente é bem menos rentável do que na versão de 1993.

A cena em que José Venâncio e José Bento discutem o preço da commodity também foi escrita e produzida bem antes de o preço futuro do cacau bater recorde na bolsa de Nova York na quarta (15). Os contratos para entrega do produto em março subiram 2,41% e atingiram U$ 6.001 (R$ 29,7 mil) por tonelada. As informações são do Valor Econômico.

Se a mesma sequência fosse escrita a partir da realidade da semana em que foi exibida, o navio com cacau vindo da África também não estaria nos planos de Luperi. A safra da Costa do Marfim, maior produtor mundial, enfrenta graves problemas por causa das mudanças climáticas –beneficiando produtores, por exemplo, no Brasil.

Essa questão, claro, é muito mais uma curiosidade sobre os aspectos da obra aberta do que realmente capaz de impactar os rumos da história. Os telespectadores praticamente não são expostos a notícias sobre commodities, que muitas vezes ficam restritas a veículos especializados.

Os próprios telejornais da Globo não dão tanta atenção ao tema, a não ser aqueles também voltados para os produtores rurais. O preço da arroba do boi gordo não impacta quem assiste ao Jornal Nacional, mas quem acorda cedo aos domingos e se depara com o Globo Rural.

Algumas filiadas até trazem dados sobre commodities em horário nobre, porque estão em regiões nas quais esses produtos fazem a economia girar. O Boa Noite Espírito Santo historicamente traz a cotação do café, porque o Estado é um dos maiores produtores do país.

Realidade contra ficção

Em outros casos, a realidade impacta mesmo uma novela, como no primeiro capítulo de Morde & Assopra (2001). O folhetim de Walcyr Carrasco começava com um terremoto de grandes proporções no Japão, justamente quando o país enfrentava as consequências de um abalo real.

Como esse tipo de notícia impacta o telespectador médio, a solução encontrada para não jogar o prólogo da história fora foi fazer uma homenagem ao povo japonês. Paulo José (1937-2021) leu uma mensagem da equipe se solidarizando com as vítimas da vida real.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.