Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JOÃO VITTI

Jornalista Serafim em O Cravo e a Rosa, ator viveu tensão com Adriana Esteves

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

João Vitti em cena como Serafim, seu personagem na novela O Cravo e a Rosa; ele veste camisa branca, colete e gravata pretos, olha para a esquerda com expressão preocupada

João Vitti em cena como Serafim, seu personagem oportunista na novela O Cravo e a Rosa

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 20/5/2022 - 6h15

O trambiqueiro e interesseiro jornalista Serafim, de O Cravo e a Rosa, foi um dos personagens mais marcantes da carreira de João Vitti. O pai de Rafael Vitti se lembra com muito carinho de seu trabalho na novela, que faz sucesso em mais uma reprise na Globo. Ele não se esquece, no entanto, de um momento de tensão que viveu em gravação com Adriana Esteves (intérprete da protagonista, Catarina). 

"No primeiro dia de gravação, meu e da Adriana, a gente passou a cena para o [diretor Walter] Avancini. Ele olhou com cara feia e falou: 'Não é nada disso'. E simplesmente falou 'ensaiem aí, volto daqui a pouco'. A gente ali, tenso. Ele voltou meia hora depois, a gente tentando encontrar a cena juntos, tentando construir. Quando voltou, a gente gravou, e ele falou: 'É isso, vocês acharam o caminho'. Esse foi um momento forte", conta Vitti. 

"Eu estava retornando à Globo, tinha o peso da responsabilidade que a gente sempre carrega quando tem um convite como esse. E já de cara o diretor geral fala 'não, tá tudo errado, se virem'! A gente tem vontade de falar 'o que to fazendo aqui?'. Mas a vitória da vida está em não desistir, não se render", afirma.

O personagem em O Cravo e a Rosa foi o primeiro do ator na Globo desde 1993. Ele ficou famoso na emissora após interpretar Xampu em Despedida de Solteiro (1992). Entre 1993 e 1999, Vitti participou de novelas, minisséries e programas do SBT e da Record, como Éramos Seis (1994) e A Filha do Demônio (1997). 

"O Cravo e a Rosa foi a novela mais feliz que eu fiz. Foi muito significativa porque eu morava em São Paulo nessa época, com dois filhos pequenos, estava passando por uma situação daqueles perrengues de vida artística, e de repente recebo um telefonema [com o convite para a novela]. Foi incrível", conta.

Final do jornalista Serafim em O Cravo e a Rosa

Além da satisfação do ator com a novela, o final de Serafim também é bastante agradável. Antes de se dar bem, o trambiqueiro se aproxima cada vez mais de Heitor (Rodrigo Faro) e Marcela (Drica Moraes) e é feito de servo dos dois vilões, participando em golpes deles. 

Mas o verdadeiro golpe de mestre é dado em cima de Dalva (Bia Nunes). Após descobrir que a mãe de Candoca (Miriam Freeland) recebeu uma boa herança, o jornalista a seduz e consegue se casar com ela. Heitor e Marcela seguem com suas tramoias, mas Serafim leva vida boa ao lado da nova rica. 

Escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Walter Avancini, O Cravo e a Rosa foi ao ar pela primeira vez em 2000. O folhetim bateu recorde em sua última reapresentação no canal Viva.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em O Cravo e a Rosa e em outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.