GIOVANNA GRIGIO

Intérprete do primeiro beijo gay de Malhação, atriz diz que TV sofre com moralismo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

As atrizes Giovanna Grigio e Manoela Aliperti em cena de beijo como Samantha e Lica em Malhação em 2017

Samantha (Giovanna Grigio) protagonizou primeiro beijo lésbico de Malhação com Lica (Manoela Aliperti)

FERNANDA LOPES - Publicado em 26/06/2020, às 05h26

A reprise de Malhação - Viva a Diferença traz à tona novamente um dos casais que mais teve torcida do público nos últimos anos: Lica (Manoela Aliperti) e Samantha, interpretada por Giovanna Grigio. A atriz se diz orgulhosa por ter protagonizado o primeiro beijo entre duas garotas numa temporada de Malhação, mas acha que a TV demorou para exibir isso e que a forma como retrata casais LGBTQ+ ainda passa por moralismo.

"A maneira com que a gente está acostumado a ver a representação de personagens e casais LGBTQ+ na TV aberta é, de certa forma, muito problemática, porque é heteronormativa. A gente está acostumado a ver casais heterossexuais se beijando, com cenas de sexo, em Malhação ou até mais cedo, sem nenhum problema. Aí, quando aparece um casal LGBTQ+, é só um selinho e olhe lá, porque tem todo esse moralismo [na sociedade]", afirma Giovanna.

Para a atriz, a relação entre duas mulheres deve ser encarada de forma natural, assim como o fato de adolescentes (ou pessoas de qualquer idade) sentirem vontade de experimentar e conhecer melhor suas sexualidades.

"Eu acho que, quando a gente conseguiu botar no ar o beijo entre Samantha e Lica [em um horário] tão cedo, foi um passo para um caminho muito longo que a gente tem para normatizar as relações homoafetivas que estão por aí, que existem, e são naturais. A TV aberta tem um papel muito importante nisso, educacional. Eu me senti muito honrada de poder fazer parte dessa história, apesar de que eu queria que essa diversidade tivesse sido retratada antes da gente", afirma.

Além das "Five", apelido dado ao grupo das cinco protagonistas de Malhação, Samantha foi uma das personagens mais marcantes da temporada. Segundo Giovanna, a personagem começou bem pequena, mas foi crescendo com ajuda do autor, Cao Hamburger, e do diretor, Paulo Silvestrini.

Até hoje, a atriz tem vários fã-clubes nas redes sociais por causa da adolescente. "Samantha foi uma personagem muito importante na minha vida. Guardo com um carinho muito grande. Ela foi por caminhos que eu não imaginava que iria", diz.

A personagem continuará existindo em uma outra produção: Giovanna interpretou Samantha na série As Five, que mostrará a vida das garotas no início da vida adulta, com 20 e poucos anos. Samantha aparecerá namorando outra garota, e Lica não gostará nada disso.A atração tem previsão de estreia no Globoplay ainda neste ano.

Últimas de Malhação

Resumos semanais

Resumo da novela Malhação: Capítulos de 3 a 10 de julho

Sexta, 3/6 (Capítulo 64)
Keyla confronta Tato sobre Deco, e Roney questiona o motivo da briga. Edgar reclama por ter de comparecer à audição no conselho tutelar. Ellen enfrenta K1 para defender Benê. Samantha reage com despeito ao ver ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Na casa de que famoso você passaria a quarentena?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook