SEM BARBA BRANCA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
José Inocêncio (Marcos Palmeira) em Renascer: personagem não vai mudar o visual no fim
Ao contrário da versão exibida em 1993, José Inocêncio (Marcos Palmeira) não vai aparecer com o aspecto envelhecido na cena final de Renascer. Há 30 anos, Antonio Fagundes gravou os últimos capítulos da novela com uma farta barba branca. A decisão da direção da Globo em manter o visual do fazendeiro surpreendeu até mesmo o intérprete do personagem no remake.
"Eu acho que seria legal essa construção [de ter o visual adotado por Fagundes]. O negócio é que em Pantanal (2022), eu também já estava com barbão... Mas realmente um barbão daquele todo branco seria muito interessante", disse Marcos Palmeira, em entrevista ao Notícias da TV em abril.
Na ocasião, o ator comparou o José Inocêncio criado por ele e o interpretado há pouco mais de 30 anos. "O outro era esse coronel austero, com roupa de linho, bota o tempo inteiro. Esse já é mais humanizado, ele é um cara do campo, ele é mais um, apesar de ter todo o discurso do coronel, mas a figura dele é como se fosse mais um", explicou.
Marcos Palmeira, que completou 61 anos nessa segunda (19), não precisou mudar nada para compor o protagonista da saga criada por Benedito Ruy Barbosa. Já em 1993, Antônio Fagundes tinha 44 anos e aparentava ser mais velho.
"Eu tô fazendo ele com a idade que eu tenho e com a energia que eu tenho. Eu tô com 60, mas ele poderia ser um cara muito mais pesado, muito mais. Só que eu não tô fazendo ele envelhecido", pontuou.
Na época, Palmeira assegurou que não sabia o que o diretor artístico Gustavo Fernandez pretendia fazer com o visual de José Inocêncio nos capítulos finais. Já nas conversas sobre o desfecho da novela, o profissional achou melhor não mexer na barba do ator.
A decisão tem justificativa. Ao contrário do que aconteceu em 1993, agora, José Inocêncio não demorará muito a morrer logo após a tocaia que o deixará sem os movimentos da perna.
A previsão é que o fazendeiro sofra o atentado na sexta-feira, dia 30, e a morte aconteça no último capítulo, no dia 6. A cena em que José Inocêncio pede perdão a João Pedro (Juan Paiva) e morre em seguida já foi gravada nessa segunda-feira (19).
Na versão original, o personagem de Antônio Fagundes cultivou a barba maior ao longo da história. No capítulo 170, por exemplo, já estava maior do que no início da novela. Trinta capítulos depois, ele levou quatro tiros e perdeu os movimentos da perna, morrendo no 216.
Desgostoso da vida, José Inocêncio dirá algumas vezes que quer morrer para ir ao encontro de Maria Santa (Duda Santos). Ele chegará a se recusar a receber medicação certo de que sua hora chegou, mas seguirá vivo por conta da profecia de que não morrerá enquanto seu facão estiver fincado aos pés do Jequitibá.
Para aliviar a dor do pai, João Pedro vai se embrenhar até a mata, tirará o facão de lá e dará ao pai, que ficará agradecido e emocionado. Pai e filho se entenderão com pedido de perdão, declaração de amor e morte nos braços do caçula.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.