Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MUDANÇA DRAMÁTICA

Globo remenda Pantanal e comete erro para arrancar Bruaca de cena proibida

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Atiz Isabel Teixeira olha para frente com cara de choro em cena de Pantanal

Em Pantanal, Maria Bruaca (Isabel Teixeira) tentaria cometer suicídio; cena foi cortada da novela

GUILHERME MACHADO

guilherme@noticiasdatv.com

Publicado em 3/8/2022 - 20h11

Quem assistiu ao capítulo de Pantanal de terça (2) ficou confuso com uma passagem de tempo na trama. Após a chegada da segunda família de Tenório (Murilo Benício) ao bioma, apareceu o letreiro "dias depois". Em seguida, os filhos do vilão surgiram com as mesmas roupas e ainda desfazendo as malas. Na verdade, a edição da novela das nove da Globo foi remendada para ampliar a duração do episódio e também para cortar uma sequência polêmica: uma tentativa de suicídio de Maria Bruaca (Isabel Teixeira).

Na cena em questão, a dona de casa estaria na chalana --na qual foi morar após ser escorraçada pelo marido. Ela decidiria dar fim à própria vida e tentaria se atirar no rio. "Não faça isso, dona Maria! Por maior que seja a sua dor, a senhora tá viva... E a vida é uma bênção que recebêmo uma única veiz", imploraria Eugênio (Almir Sater), que impediria a sofredora. "Me larga... Me dêxamorrê em paz", esbravejaria a mulher traída.

"Se a senhora pulá, num tenho nem como lhe buscá... A correnteza aqui é muito forte... E a chalana é demorosa de se manobrá", argumentaria  o chalaneiro. Maria, então, desistiria e ficaria ali aos prantos.

Porém, nada disso foi exibido. A situação dramática deveria ter ido ao no final do capítulo de segunda (1º), continuando no início do de terça, mas as imagens pularam direto para o momento em que a mãe de Guta (Julia Dalavia) se jogou no chão da embarcação, com os olhos cheios de lágrimas e completamente desolada.

Inclusive, o momento de profundo desespero foi trocado por um de esperança e libertação. Em outra sequência, na qual Maria cantava rio adentro, ela arrancou sua aliança de casamento e a jogou nas águas. Isso não estava previsto no roteiro do capítulo, tratando-se de um improviso.

Bagunça na ordem das cenas

Existe um motivo para as mudanças intensas realizadas nas sequências do folhetim, que provocaram cortes, adiantamentos e até mesmo o erro na passagem de tempo. O jogo Corinthians X Flamengo, exibido pelo SBT, levou a líder de audiência a bolar uma estratégia para aumentar a duração do capítulo e conter uma possível fuga de audiência.

Foram incluídas cenas extras de paisagens da região, além de duas ações de merchandising. O plano foi bem-sucedido, tendo em vista que a emissora só perdeu para o futebol assim que a novela acabou

Isso não muda o fato de que houve um descuido na hora de fazer a montagem para suprir essa demanda. Tanto que, no roteiro, não havia indicação alguma de que os filhos de Tenório estariam mexendo em suas bagagens. Se isso não tivesse sido adicionado à sequência, talvez o problema passasse batido.

Isabel Teixeira em Pantanal

Maria sofreu após ser expulsa de casa

Responsabilidade social

Independentemente dos deslizes da Globo, a remoção da cena da tentativa de suicídio de Maria pode ser considerada um acerto, sendo que poderia ser um gatilho para diversos telespectadores.

Segundo uma reportagem publicada pela Folha de S.Paulo, o Brasil atualmente vive uma "segunda pandemia": a da saúde mental. De acordo com dados do Datasus, o total de óbitos no país por lesões autoprovocadas dobrou nos últimos 20 anos, tendo passado de 7 mil para 14 mil. Isso é o equivalente a mais de uma morte por hora.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) destaca que a curva está na contramão do mundo e atribui a piora à pobreza, à desigualdade, à exposição a situações de violência e à falta de eficiência de planos de prevenção. 

Em outras palavras, incluir uma cena de tentativa de suicídio como essa no horário nobre da TV aberta, acompanhado por milhões de telespectadores, seria visto como uma grande irresponsabilidade. 

A Globo foi procurada, mas não respondeu à reportagem até a publicação deste texto. Se a emissora se pronunciar, a reportagem será atualizada.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa eadaptada por Bruno Luperi, a novela Pantanal ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#112 - Grávida de bebê-diabo, Irma ganha poderes em Pantanal" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.