Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'ALFORRIA'

Globo corta referência à escravidão em cena com atores negros em Pantanal

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Lucas Leto como Marcelo em Pantanal; ele está sentado no banco do motorista de um caminhão, com o corpo de fora, olhando para baixo atentamente

Marcelo (Lucas Leto) em Pantanal; personagem da novela usou "liberdade" em vez de "alforria"

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 12/8/2022 - 23h07

A Globo cortou um referência à escravidão prevista em uma cena que foi ao ar no capítulo desta sexta (12) em Pantanal. Em conversa com Zuleica (Aline Borges), Marcelo (Lucas Leto) disse que seu plano era comprar sua "liberdade", pois eles eram "controlados" por Tenório (Murilo Benício) na novela das nove da Globo.

No roteiro ao qual o Notícias da TV teve acesso, as falas usavam os termos "alforria" e "escravizados". A reportagem já mostrou, no início da trama que o autor Bruno Luperi criou um grupo com atores negros para evitar erros sobre racismo.

Enquanto trabalhava com os irmãos na fazenda, o personagem de Lucas Leto parou para trocar uma prosa com sua mãe. A enfermeira comemorou, orgulhosa, o trabalho do filho. "Ai meu filho, eu nem acredito que você está conseguindo fazer tudo isso sozinho", disse.

Justo, o rapaz saiu em defesa dos irmãos, argumentando que todos fizeram o serviço juntos. Em seguida, eles conversaram sobre a revelação feita pela mulher ao herdeiro de que ele não é filho de Tenório. Para Zuleica, nada vai mudar entre eles porque na opinião dela, eles não devem contar ao vilão sobre o segredo.

"Eu não vou viver o resto da minha vida fingindo ser irmão da mulher que eu amo, muito menos fingindo que sou filho do homem que sempre detestei", disse Marcelo. Zuleica, então, perguntou a ele quais seriam seus planos e ele disse que seu plano era colocar todo seu dinheiro ali para comprar sua "liberdade".

"Liberdade, Marcelo?", rebateu a enfermeira. "Liberdade, liberdade, porque a gente é controlado por esse homem. Eu, você, meus irmãos, a Guta [Julia Dalavia], até dona Maria [Isabel Teixeira]", justificou o jovem, prometendo vender a casa da família para investir em um novo negócio e deixar de "ter patrão".

O que é alforria?

Segundo o dicionário Priberam da língua portuguesa, alforria vem do árabe e significa o ato pelo qual um indivíduo é libertado da situação de escravidão. No Brasil, a prática foi muito comum por meio de carta até o século XIX.

O termo se refere a um problema histórico do país, uma vez que uma pessoa alforriada não conseguia sobreviver por seus próprios meios na sociedade escravocrata --deixando em dúvida sobre a tal liberdade proveniente do método.

No caso da cena do folhetim global, o uso do termo "alforria" reforçaria uma outra conotação à sequência por acompanhar um trecho em que dois atores negros se diriam escravizados por uma pessoa branca,  criando uma problematização de discussão racial.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do criador da história, e ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#113 - Matias confessa assassinato em Além da Ilusão!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.