Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVA VIDA

Final de Mulheres Apaixonadas: Clara enfrenta a mãe e quebra tabu com Rafaela

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Alinne Moraes tem cerca de 20 anos, com os cabelos compridos e loiros e o rosto sem maquiagem. O semblante da atriz exprime preocupação em cena de Mulheres Apaixonadas.

Clara (Alinne Moraes) em Mulheres Apaixonadas; ela terminará a novela com Rafa (Paula Picarelli)

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 6/9/2023 - 16h30

Após muito bater de frente, Clara (Alinne Moraes) enfim desistirá de Margareth (Laura Lustosa) em Mulheres Apaixonadas. Convicta de que nunca mudará o pensamento homofóbico da mãe, a loira decidirá sair de casa de vez. Ela irá assim que completar 18 anos, sem avisar ninguém de sua escolha. Apenas deixará uma carta explicando seus motivos e correrá para a casa de Rafaela (Paula Picarelli), onde passará a morar na novela reapresentada pelo Vale a Pena Ver de Novo.

No último capítulo do folhetim, as duas já estarão morando juntas. Elas, inclusive, irão de casa para a formatura da Escola Ribeiro Alves, festa que encerrará a novela. Durante o evento, as namoradas vão encenar a peça Romeu e Julieta (1597). O romance trágico será o pano de fundo para o único beijo das duas em público. Na época da exibição original, em 2003, a cena "quebrou o tabu" não só entre os alunos e professores fictícios, mas também com o público de forma geral. 

Apesar da liberdade recém-conquistada, Clara não se mostrará disposta a perdoar a mãe. Rafaela até tentará colocar panos quentes na discussão, mas a loira admitirá que não conversou com os pais --e não pretende fazer isso tão cedo. "Você saiu fugida?", questionará Rafa. "Não tinha outro jeito, né?", soltará a filha de Margareth.

A personagem de Paula Picarelli admitirá ter medo de que Clara nunca mais se reconcilie com os pais. A moça, no entanto, dirá que deixou uma carta carinhosa aos dois, com abertura para uma possível reconciliação no futuro. "Essa era a surpresa que eu tinha pra você na festa ontem. Eu ia passar em casa, pegar as minhas coisas... Eu ia vir ontem mesmo, meia noite e cinco, assim que completasse 18 anos, mas a gente acabou ficando até tarde e não deu", justificará a estudante.

Mais uma vez, Rafaela se mostrará preocupada com os sogros. Clara, por sua vez, dirá que não tem mais compreensão ou paciência com os pais. Discussões à parte, elas vão se abraçar emocionadas e celebrar a nova fase. "Então vamos dividir os armários e as gavetas, mas sem brigar dessa vez, tá?", brincará ela.

Clara (Alinne Moraes) beija Rafaela (Paula Picarelli) em Mulheres Apaixonadas

Clara beija Rafaela em Romeu e Julieta

Diferentemente de seus personagens na clássica peça representada na escola, as adolescentes terão um final feliz e pacífico. Até Paulinha (Roberta Gualda) aplaudirá a apresentação das duas.

Mulheres Apaixonadas foi exibida originalmente em 2003, mas ganhou uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo em 2008 e no Viva em 2020. A novela foi escrita por Manoel Carlos, que completou 90 anos em março.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.