Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LOCUSTA

Erva daninha de Terra e Paixão, Agatha é reencarnação de 1ª serial killer da história

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Eliane Giardini caracterizada como Agatha segurando uma xícara de chá em Terra e Paixão

Agatha (Eliane Giardini) em Terra e Paixão; megera mata desafetos com chás envenenados

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 8/11/2023 - 14h00

Agatha (Eliane Giardini) sempre oferece uma xícara de chá a quem vai visitá-la em Terra e Paixão. Emmy (Claudia Raia), porém, já deixou bem claro os riscos de aceitar a bebida. Afinal, a mãe de Caio (Cauã Reymond) é conhecida por batizar a iguaria com veneno --tal qual Locusta, considerada a primeira assassina em série da história.

Walcyr Carrasco e Thelma Guedes recorreram até a filmes de terror para movimentar a novela das nove da Globo. Eles, inclusive, recriaram uma das cenas mais icônicas de Corra! (2017), quando a ex-mulher de Antônio (Tony Ramos) dopou Irene (Gloria Pires) com ervas.

Os autores aparentemente gostaram bastante de transformar Agatha em uma especialista em plantas venenosas. Não à toa, já misturaram uma série de outras referências a substâncias tóxicas que causaram bastante estrago durante os séculos.

Agatha, por exemplo, tem um quê de Lucrécia Bórgia (1480-1519). A nobre italiana era filha ilegítima do papa Alexandre 4º (1431-1503) e ficou conhecida por envenenar seus inimigos com uma poção conhecida como "cantarella". 

Os registros históricos indicam que a substância era um pó branco de gosto marcante, salpicado em bebidas e comidas. De acordo com Emmy, a personagem de Eliane Giardini também tem as próprias receitas --capazes de serem feitas até em situações mais adversas, como dentro de um presídio.

O rastro de destruição deixado por Agatha, porém, é mais parecido com o de Locusta no Império Romano. Ela ficou tão famosa pelos venenos capazes de não deixar qualquer rastro que chamou a atenção até de Nero (37-68).

A polícia imperial --a aediles curules-- chegou a investigá-la por diversas vezes, mas não foi capaz de condená-la justamente pela habilidade de não deixar nenhum vestígio.

Não à toa, o número de vítimas de Locusta é bastante incerto, mas elas vão de senadores a grandes comerciantes. Ela usava diversos materiais, mas um de seus venenos mais conhecidos tinha até sangue humano na composição.


Resumos Semanais

Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1

Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.