Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SERVIRAM HORRORES?

Desesperados por audiência, autores de Terra e Paixão copiam filmes de terror

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Eliane Giardini como Agatha segurando uma xícara de chá em referência à cena de Corra em Terra e Paixão

Agatha (Eliane Giardini) em Terra e Paixão; novela faz referência ao filme de terror Corra!

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 4/10/2023 - 11h02

Com uma frente pouco confortável de capítulos, os autores de Terra e Paixão se agarraram a uma fonte de inspiração um tanto incomum para novelas. Walcyr Carrasco e Thelma Guedes estão, sem o perdão do trocadilho, servindo horrores para emplacar mais uma vez no Ibope --já que os números estão estagnados há semanas.

O capítulo de segunda (2) trouxe uma das referências mais claras, quando Agatha (Eliane Giardini) serviu um chá paralisante para Irene (Gloria Pires). A sequência foi uma citação direta à reviravolta de Corra! (2017), longa-metragem de Jordan Peele que virou referência no terror.

Um dos sonhos de Ramiro (Amaury Lorenzo) também fez alusão ao gênero. Kelvin (Diego Martins) transformou-se em um ser da noite pronto para seduzir o pobre "donzelo" --num contexto homoerótico bem parecido com o de Entrevista com o Vampiro (1994), protagonizado por Tom Cruise e Brad Pitt.

A caracterização, porém, era um tanto mais clássica. O garçom tinha um quê de Vlad Tepes (1431-1476), cuja história já foi adaptada inúmeras vezes ao cinema. Uma das mais lembradas é Drácula (1992), de Francis Ford Coppola.

Um dos segredos da novela das nove também lembra um dos clássicos do horror. Graça (Agatha Moreira) pode ser desmascarada a qualquer momento pelo filho ter nascido com a mesma marca de Marino (Leandro Lima) --na nuca, assim como o 666 de Damien (Harvey Spencer) em A Profecia (1976).

A própria plantação de soja virou um cenário para cenas de suspense, como o desaparecimento de Petra (Debora Ozório). Outro grão é "queridinho" do terror, com os milharais de Colheita Maldita (1984), Olhos Malditos (2004), A Dança da Morte (1994), Sinais (2002) e Um Lugar Silencioso (2018).

Pouca frente

O afastamento de Tatá Werneck e Jonathan Azevedo, que pegaram Covid-19, mostrou que Terra e Paixão já não conta mais com uma frente tão confortável de capítulos. Os atores passaram cinco dias longe das gravações, o que foi suficiente para impactar diretamente a história.

Como o Notícias da TV havia revelado, Carrasco e Thelma têm se virado nos 30 para escrever uma novela com ela já no ar. O escritor gastou boa parte da sinopse original para promover uma reviravolta inicial na trama, fazendo-a deslanchar pela primeira vez na audiência.

Como está a audiência?

Terra e Paixão atingiu um platô após ter elevado a audiência no horário em três pontos em relação a Travessia (2022). O drama de Marino, que resolveu mudar de vida para conquistar Lucinda (Débora Falabella), até despertou a curiosidade do público --batendo o recorde de 29,5 pontos em 11 de setembro.

Mas, nas últimas três semanas, a produção alcançou uma média de 26 pontos na Grande São Paulo. Pantanal, considerado o êxito mais recente da Globo, chegou ao fim com 29,6 pontos de média.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:

Resumos Semanais

Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1

Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.