Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PRECONCEITO

Em Renascer, médico faz piada grosseira com bebê intersexo; saiba qual

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Renascer, Livia Silva está falando com alguém

Teca (Livia Silva) em Renascer: bebê da ex-menina de rua nascerá com genitália ambígua

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 18/6/2024 - 11h00

A vida de Cacau, filho de Teca (Lívia Silva) em Renascer, não será um mar de rosas e é isso que o autor Bruno Luperi mostrará por meio de um médico preconceituoso e ignorante. Apesar de ter todo o amor e afeto de sua família, a criança intersexo será alvo de uma piada constrangedora logo que nascer com genitália ambígua na novela das nove da Globo.

Na cena que vai ao ar nesta quarta-feira (19), Augusto (Renan Monteiro) decidirá levar o bebê a um hospital para que ele seja examinado. O filho de Inocêncio (Marcos Palmeira) logo perceberá que a criança tem uma condição genética diferente e dirá que é melhor que um especialista veja logo se está tudo bem internamente.

Porém, o bebê não dará muita sorte e cairá nas mãos de um sujeito bastante asqueroso. Ao constatar que o filho de Teca é intersexo, o médico sugerirá que ele seja registrado como uma menina e que a mãe marque logo uma operação de redesignação sexual o mais rapidamente possível.

"É como diz um cirurgião amigo meu: é mais fácil cavar um buraco que levantar um poste!", falará ele, que olhará para José Augusto, buscando uma risadinha que não virá.

O companheiro de Buba (Gabriela Medeiros) fará uma expressão de vergonha alheia, e Teca, apavorada, perguntará se seu bebê vai ter que operar. Com raiva, Buba crescerá para cima do médico, que apenas se ajeitará na cadeira sem se intimidar.

"Não estamos aqui atrás do mais fácil, estamos atrás do melhor pra essa criança! E o melhor é preservarmos o direito de ela exercer o gênero dela naturalmente e, caso uma intervenção se mostrar necessária e quando se mostrar necessária, vamos pensar sobre o assunto! Até lá faremos tudo no tempo dela", disparará ela.

Gênero ignorado

O médico quererá que eles agilizem as questões de ordem mais burocráticas e pedirá para que eles escolham se a criança vai ser um menino ou menina. "Como assim a gente vai definir o que essa criança vai ser?", perguntará Buba, inconformada.

"Pra que eu já possa emitir a certidão no gênero certo é melhor tomarmos uma decisão... Quem sabe já marcamos a cirurgia", insistirá. "Gênero certo?!", vai se chocar Buba. "Doutor, isso é uma questão que nós vamos estudar com calma. Nossa urgência era checar se estava tudo em ordem com a saúde do bebê", pontuará Augusto.

O médico perguntará o que ele colocará na certidão. "Nascide?", debochará, usando sarcasticamente o gênero neutro na palavra. "Pode registrar como sexo ignorado, por favor!", pedirá Buba, tentando esconder sua fúria com o engraçadinho.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 23/7 e 3/8

Terça, 23/7 (Capítulo 158)
Damião ameaça Bento para que ele confesse a relação com Ritinha. Inácia apela para a promessa que Damião fez a Chico. Dalva acolhe Tião no acampamento. Mariana pede abrigo a Norberto na venda. Damião pede dispensa ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.