Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENTIDADE

Em Pantanal, Velho do Rio salva Maria de tragédia e protege Juma: 'Parecia Deus'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Osmar Prado usa chapéu e barba comprida, caracterizado como Velho do Rio em cena de Pantanal, novela das nove da Globo

Velho do Rio (Osmar Prado) aparecerá em Pantanal para salvar Maria (Juliana Paes) da morte

LUANA BENEDITO

luanab@noticiasdatv.com

Publicado em 8/4/2022 - 10h26

O Velho do Rio dará as caras em Pantanal para salvar Maria Marruá (Juliana Paes) de mais uma tragédia. A posseira será picada por uma cobra sucuri e ficará entre a vida e a morte, mas a entidade aparecerá e fará um ritual para livrá-la do triste fim. O encantado ainda protegerá a pequena Juma, interpretada na segunda fase por Alanis Guillen. "Parecia Deus", exclamará a mãe da menina após ser curada na novela das nove da Globo. 

Tudo começará quando Juma estiver brincando na beirada do rio e receber a visita do curandeiro. A viúva de Gil (Enrique Diaz), sem saber que a filha está sob os cuidados do ser místico, sairá atrás da criança e será picada por uma cobra. O Velho do Rio pressentirá que a mãe da menina está em perigo, a encontrará caída pelo caminho e preparará um chá de ervas para ela. 

"Vâmo... Ocê tem que bebe! Ocê também sabe que não é a sua hora. Ocê tem que bebe tudo...Ocê tem que lutar... Faz força... Luta!", suplicará o personagem de Osmar Prado. Ele também fará um ritual de pajelança para tentar trazer de volta o espírito da retirante. Tudo sob o olhar da pequena Juma. 

"Maria Marruá... Que enfrentô sucuri pra salvá a própria filha... A mulher que vira onça nas noite de lua cheia pra caça e alimentá sua cria, num pode se acabá assim... Num pode...", insistirá o Velho do Rio para salvar a mulher. O ancião assegurará a Juma que os espíritos não levarão a mãe dela.

A entidade ainda dirá que, quando a trabalhadora rural estiver boa, ele partirá. Juma insistirá para que o novo amigo fique com elas, mas o pai de José Leôncio (Renato Góes) explicará que não pode: "Eu como o vento... Num faço morada, nem tenho parada...Eu pó e estrela, Juma... Eu aquilo em que ainda se pode confiá... Já num tenho nessa vida mais nada de meu... E, por isso, tenho tudo".

Maria sobreviverá e agradecerá ao Velho do Rio. "Era o senhor o vurto que eu via... Era o senhor... Que parecia Deus do meu lado", afirmará ela, que cairá no sono. Ao acordar, o curandeiro celebrará: "Eu sabia que ia te encontra de pé". 

Originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999), o remake é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. Diferentemente de outros folhetins exibidos recentemente pela Globo, a história não está totalmente gravada e seguirá o formato de obra aberta, podendo sofrer alterações nos roteiros.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#95 - Juma fica cara a cara com a morte" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.